Dificuldades no ensino-aprendizagem de genética no segundo ano do ensino médio
Carregando...
Data
2021-09-10
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4326101001979692
http://lattes.cnpq.br/7029045142398503
http://lattes.cnpq.br/7029045142398503
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A genética é caracterizada por ser uma ciência composta por termos abstratos e de difíceis
terminologias, como conteúdo em sala de aula é muito temida. Diante disto, o objetivo é
analisar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos alunos no que diz
respeito ao ensino-aprendizagem de genética na segunda série do ensino médio. Trata-se de
uma revisão integrativa, cuja o levantamento bibliográfico foi elaborado nas bases de dados
pesquisadas na SCIELO, em artigos científicos, jornais, revistas, congressos, livros e no site
da Biblioteca Virtual da Educação (Ministério da Educação), foram incluídos no estudo 10
bibliografias que contemplaram o objetivo desejado. Dos resultados dos dados analisados,
estima-se que, o despreparo na formação dos professores, seja pela falta na busca do
conhecimento científicas ou falha no processo de formação nas instituições de ensino
superior, refletem claramente no déficit de ensino-aprendizado dos alunos em sala de aula.
Conclui-se que é necessário rever e solucionar as falhas na formação dos professores, para
que esses profissionais em sala de aula possam desenvolver metodologias que corroborem
com a melhor forma de transmitir os saberes, facilitando o entendimento da genética, unindo
teoria-prática com aulas dinâmicas e participativas.
Descrição
Palavras-chave
Ciências Biológicas, Genética, Ensino e estudo, Ensino médio