O material didático como recurso metodológico: uma abordagem à balança hidráulica no estudo da função polinomial de grau 1

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019-11-29

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/7133291643686614

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Este estudo tem como foco o desenvolvimento e uso de um Material Didático Manipulável denominado de “Balança hidráulica”, como meio auxiliar ao ensino de Matemática na Educação Básica. Segundo dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), divulgados em 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), 70% dos alunos que terminam o Ensino Médio no Brasil possuem aproveitamento em Matemática classificado inadequado. Por essa razão, a discussão aqui em evidência tem como propósito desenvolver uma sequência didática que possibilite construir e/ou reconstruir conceitos relacionados ao estudo de função adotando a “Balança hidráulica” como recurso auxiliar a aplicação da metodologia da Resolução de Problemas no estudo das funções polinomiais de grau um. Tomando-se como referência a metodologia da Resolução de Problemas vinculada ao uso do Material Didático Manipulável (MDM) “Balança Hidráulica” procurou-se dar sentido aos conceitos básicos relacionados ao tema em evidência, buscando convergir para uma ideia que priorizasse relações entre o ambiente da sala de aula e o quotidiano dos sujeitos envolvidos. Nessa direção, tomou-se como referência a teoria da Resolução de Problemas de Polya (1995); a proposta de Lorenzato (2006) sobre o uso de materiais didáticos na formação docente; e, a teoria de Pais (2008) que enfatiza a formação de conceitos e campos conceituais. Espera-se que as discussões presentes no corpo desse estudo possam provocar reflexões sobre a aprendizagem matemática através do sentido dos conceitos.

Descrição

Palavras-chave

Matemática, Material didático manipuláveis, Recurso metodológico

Citação