Problematização do Cânone Literário: perspectiva anti-patriarcal e discussão sobre o apagamento da literatura de autoria feminina no currículo escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-06-15

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/0534212600048036

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

O cânone literário é um conjunto de obras oficialmente reconhecidas por sua excelência e importância cultural. A construção dele é um processo histórico que reflete as escolhas e os valores de grupos, comumente dominantes. Como resultado, o cânone frequentemente exclui obras escritas por grupos marginalizados, incluindo mulheres. Esse apagamento das escritoras tem influenciado a elaboração do currículo escolar no cenário da educação e limitado o contato dos jovens com essas autoras e suas obras. No Brasil, o cânone literário é dominado por escritores homens, com pouca representatividade de obras literárias de autoria feminina. Essa falta de representatividade afeta diretamente a educação no país, limitando o contato com a literatura produzida por mulheres. Este trabalho aborda a influência do cânone literário patriarcal na abordagem da literatura de autoria feminina na escola. A partir de uma pesquisa bibliográfica, buscou-se discutir como o apagamento das escritoras brasileiras do cânone influencia a elaboração do currículo escolar da educação básica e, consequentemente, limita o contato dos estudantes com essas escritoras. Entre os resultados, percebe-se que a abordagem da literatura feita por mulheres na escola é fundamental para a construção de uma educação igualitária e inclusiva. É importante que as escritoras brasileiras sejam apresentadas às/aos estudantes para que essas/es possam se identificar com suas histórias, se inspirar em suas trajetórias e compreender a riqueza e diversidade da literatura produzida por mulheres. A inclusão dessas obras no currículo escolar é importante não apenas para garantir a representatividade na literatura, mas também para expandir a perspectiva das/os estudantes e promover a diversidade.

Descrição

Palavras-chave

Literatura de autoria feminina, Ensino de Literatura, Reconstrução do Cânone, Escrita de autoria feminina, Female authored literature, Literature Teaching, Canon Reconstruction, Female authorship writing

Citação