As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de língua portuguesa: ensino remoto emergencial no programa residência pedagógica
Carregando...
Data
2022-12-26
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/9627912617579630
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este trabalho propõe reflexões sobre o contexto escolar durante a pandemia causada pelo
Corona vírus, pesquisando-se sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDIC) nas aulas de Língua Portuguesa durante o ensino remoto emergencial no contexto do
Programa Residência Pedagógica (PRP), com o intuito de refletir a respeito das TDIC no que
se compreende sobre as aulas de Português. Para tanto, é necessário compreender a sala de aula
no contexto pandêmico, as TDIC e o processo de reinicialização de saberes digitais dos docentes
durante a crise sanitária global. Realiza-se, então, uma pesquisa de estudo de caso de caráter
pesquisa-ação com o propósito de unir teoria e prática com o intuito de diverisficar a
compreensão sobre o tema. Diante disso, verifica-se que o Programa de Residência Pedagógica
(PRP/CAPES) apresenta um passo significante para a formação inicial dos futuros docentes, o
que impõe constatação da grande importância do PRP para implementação de práticas
metodológicas iniciais que permitem o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da
Comunicação no espaço escolar.
Descrição
Palavras-chave
Escola, Ensino, Programa Residência Pedagógica, TDIC, Escuela, Enseñanza