As tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas de língua portuguesa: ensino remoto emergencial no programa residência pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-12-26

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/9627912617579630

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Este trabalho propõe reflexões sobre o contexto escolar durante a pandemia causada pelo Corona vírus, pesquisando-se sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas aulas de Língua Portuguesa durante o ensino remoto emergencial no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), com o intuito de refletir a respeito das TDIC no que se compreende sobre as aulas de Português. Para tanto, é necessário compreender a sala de aula no contexto pandêmico, as TDIC e o processo de reinicialização de saberes digitais dos docentes durante a crise sanitária global. Realiza-se, então, uma pesquisa de estudo de caso de caráter pesquisa-ação com o propósito de unir teoria e prática com o intuito de diverisficar a compreensão sobre o tema. Diante disso, verifica-se que o Programa de Residência Pedagógica (PRP/CAPES) apresenta um passo significante para a formação inicial dos futuros docentes, o que impõe constatação da grande importância do PRP para implementação de práticas metodológicas iniciais que permitem o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação no espaço escolar.

Descrição

Palavras-chave

Escola, Ensino, Programa Residência Pedagógica, TDIC, Escuela, Enseñanza

Citação