A multiplicação dos números racionais: um estudo de caso no 6 ano de escolaridade de uma escola em Portugal

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Data

2019-01-18

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Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Compreender a aprendizagem dos números racionais na sala de aula torna-se um estudo complexo e difícil, pois vários aspectos estão relacionados nesse processo. A complexidade dos conceitos matemáticos, as estratégias ou formas de ensino dependem muito de qual contexto o aluno está inserido. Dessa forma, o presente trabalho trás abordagem aos processos desenvolvidos pelos alunos na área dos números racionais não negativos. Como ferramenta metodológica, a pesquisa é de cunho qualitativo e se deu em uma turma de 6º ano de escolaridade em Bragança- Portugal, através de um programa de Mobilidade Internacional, de parceria entre Brasil e Portugal. Como principal instrumento de análise de dados utilizou-se uma sequência de seis tarefas, cada qual com sua estratégia de exploração. Ao verificarmos as resoluções dos alunos, identificamos os erros e as dificuldades mais frequentes vinculados à falta de entendimento da definição de um número racional ou da falta de um recurso metodológico de ensino. Para tanto, levando em consideração ao ensino dos números racionais em Portugal, as questões investigativas foram identificadas como a necessidade de ensino exploratório no processo de ensino-aprendizagem.

Descrição

Palavras-chave

Ensino-aprendizagem, Matemática, Números racionais, Portugal

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