A multiplicação dos números racionais: um estudo de caso no 6 ano de escolaridade de uma escola em Portugal
Carregando...
Arquivos
Data
2019-01-18
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Compreender a aprendizagem dos números racionais na sala de aula torna-se um estudo
complexo e difícil, pois vários aspectos estão relacionados nesse processo. A complexidade
dos conceitos matemáticos, as estratégias ou formas de ensino dependem muito de qual
contexto o aluno está inserido. Dessa forma, o presente trabalho trás abordagem aos
processos desenvolvidos pelos alunos na área dos números racionais não negativos. Como
ferramenta metodológica, a pesquisa é de cunho qualitativo e se deu em uma turma de
6º ano de escolaridade em Bragança- Portugal, através de um programa de Mobilidade
Internacional, de parceria entre Brasil e Portugal. Como principal instrumento de análise de
dados utilizou-se uma sequência de seis tarefas, cada qual com sua estratégia de exploração.
Ao verificarmos as resoluções dos alunos, identificamos os erros e as dificuldades mais
frequentes vinculados à falta de entendimento da definição de um número racional ou
da falta de um recurso metodológico de ensino. Para tanto, levando em consideração ao
ensino dos números racionais em Portugal, as questões investigativas foram identificadas
como a necessidade de ensino exploratório no processo de ensino-aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Ensino-aprendizagem, Matemática, Números racionais, Portugal