Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização Linguística, Letras e Artes
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/223
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A multiplicação dos números racionais: um estudo de caso no 6 ano de escolaridade de uma escola em Portugal
Autor(es): Tenório, Jamilly Souza
Primeiro Orientador: Nunes, Hugo Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Givaldo Oliveira dos
Primeiro membro da banca: Oliveira, Elisabete Duarte
Segundo membro da banca: Silva, Gilmar Teodósio
Resumo: Compreender a aprendizagem dos números racionais na sala de aula torna-se um estudo complexo e difícil, pois vários aspectos estão relacionados nesse processo. A complexidade dos conceitos matemáticos, as estratégias ou formas de ensino dependem muito de qual contexto o aluno está inserido. Dessa forma, o presente trabalho trás abordagem aos processos desenvolvidos pelos alunos na área dos números racionais não negativos. Como ferramenta metodológica, a pesquisa é de cunho qualitativo e se deu em uma turma de 6º ano de escolaridade em Bragança- Portugal, através de um programa de Mobilidade Internacional, de parceria entre Brasil e Portugal. Como principal instrumento de análise de dados utilizou-se uma sequência de seis tarefas, cada qual com sua estratégia de exploração. Ao verificarmos as resoluções dos alunos, identificamos os erros e as dificuldades mais frequentes vinculados à falta de entendimento da definição de um número racional ou da falta de um recurso metodológico de ensino. Para tanto, levando em consideração ao ensino dos números racionais em Portugal, as questões investigativas foram identificadas como a necessidade de ensino exploratório no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Understanding a series of rational data in the classroom becomes a complex and difficult study. The discipline of mathematical concepts such as strategies or forms of teaching more heavily dependent on context is the student is embedded. Thus, the work is aimed at people with disabilities in the area of non negative rational data. Like methodological attention, the research is qualitative and was given in a group of 6th year of schooling in Bragança - Portugal, through an International Mobility program, a partnership between Brazil and Portugal. As the main instrument of data analysis, a sequence of six tasks was used, each one with its exploration strategy. In verifying students’ resolutions, we identify the errors and difficulties most often associated with the lack of resources in the definition of a rational number or lack of a methodological teaching resource. In the scope of the analysis of rational indicators in Portugal, the teaching-learning needs of teaching-learning were investigated
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Matemática
Números racionais
Portugal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Maceió
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/223
Data do documento: 18-Jan-2019
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamilly Tenório.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.