A qualidade de vida em uma instituição pública no Estado de Alagoas: a percepção dos servidores públicos

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Data

2021-07-27

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/5297087343420947

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Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma importante ferramenta de promoção de bem estar dos colaboradores, e de suma importância para organizações públicas e privadas, na busca de elevar a eficácia e eficiência dos serviços prestados à sociedade. O presente estudo teve como objetivo identificar o nível de satisfação da qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN-AL, tendo em vista que ela tem como foco principal promover condições para que os colaboradores desempenhem suas atividades em um ambiente motivante e saudável, dessa maneira, todos sejam impulsionados a aumentar a produtividade desencadeando bons resultados na instituição. A metodologia utilizada na pesquisa foi estudo de caso com abordagem qualitativa tanto na coleta de dados quanto na apresentação dos resultados. E teve como instrumentos, questionários aplicados por meio do Google Forms, com base no modelo desenvolvido por Timosse et al.(2009), com os requisitos de Walton (1973). A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: existem fatores que estimulam o aumento da produtividade dos colaboradores e melhoram os resultados da organização? Os resultados apontaram que a implantação da qualidade de vida no trabalho com atenção à saúde física e mental, somada ao reconhecimento do servidor desencadeiam na melhoria da produtividade das pessoas provocando um resultado satisfatório da organização. Os respondentes tinham o seguinte perfil: idades entre 36 a 45 anos, sendo a grande parte do sexo feminino, servidores públicos, com tempo de serviço acima de 16 anos na instituição e o nível de escolaridade é elevado por ser a maioria com Especialização. No que diz respeito às variáveis consideradas na pesquisa, foram identificados 02 grupos. (a) aquelas que provocam o maior nível de insatisfação na instituição, quais sejam: salário, Plano de Cargos e Carreiras, Classes e Níveis, jornada de trabalho, oferta de treinamento e incentivos para continuidade de estudo e (b) variáveis que se destacaram positivamente: jornada e carga de trabalho, oferta de tecnologia, recursos e equipamentos, ambiente físico, realização com as tarefas e suas variedades, autonomia, utilização do potencial, feedback, e relacionamento interpessoal, estilo de chefia, liberdade de expressão e respeito ao direito dos trabalhadores, orgulho do trabalho e da instituição, disponibilidade de tempo para atividades sociais, e motivação. Nas respostas abertas do questionário, os servidores disseram que acham necessária a implantação do Programa de Saúde e Segurança no Trabalho – SST da instituição, e também citaram outras necessidades como atendimento psicossocial, atividades laborais, criação de academia na instituição, criação de mais ações relacionada a atividade física, criação de espaço para estudo e leitura, levar as ações da equipe de QVT para o Interior entre outras. Quando questionado sobre a participação das ações/atividades no segmento da QVT nas unidades das quais trabalhavam os dois maiores índices que se destacaram ao que se refere a participação dos servidores nessas ações/atividades foram referentes a “poucas vezes participam e, participam muitas vezes”. Este trabalho de pesquisa realizou um estudo preliminar, permitindo a abertura para novos estudos ou aprofundamento para a compreensão entre às relações de trabalho e a qualidade de vida no trabalho.

Descrição

Palavras-chave

Qualidade de vida no trabalho, Serviço público, Satisfação, Quality of Life at Work, Public Servant, satisfaction

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