A qualidade de vida em uma instituição pública no Estado de Alagoas: a percepção dos servidores públicos
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Data
2021-07-27
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/5297087343420947
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Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma importante ferramenta de
promoção de bem estar dos colaboradores, e de suma importância para
organizações públicas e privadas, na busca de elevar a eficácia e eficiência dos
serviços prestados à sociedade. O presente estudo teve como objetivo identificar
o nível de satisfação da qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos
do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas – DETRAN-AL, tendo em
vista que ela tem como foco principal promover condições para que os
colaboradores desempenhem suas atividades em um ambiente motivante e
saudável, dessa maneira, todos sejam impulsionados a aumentar a
produtividade desencadeando bons resultados na instituição. A metodologia
utilizada na pesquisa foi estudo de caso com abordagem qualitativa tanto na
coleta de dados quanto na apresentação dos resultados. E teve como
instrumentos, questionários aplicados por meio do Google Forms, com base no
modelo desenvolvido por Timosse et al.(2009), com os requisitos de Walton
(1973). A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: existem fatores
que estimulam o aumento da produtividade dos colaboradores e melhoram os
resultados da organização? Os resultados apontaram que a implantação da
qualidade de vida no trabalho com atenção à saúde física e mental, somada ao
reconhecimento do servidor desencadeiam na melhoria da produtividade das
pessoas provocando um resultado satisfatório da organização. Os respondentes
tinham o seguinte perfil: idades entre 36 a 45 anos, sendo a grande parte do
sexo feminino, servidores públicos, com tempo de serviço acima de 16 anos na
instituição e o nível de escolaridade é elevado por ser a maioria com
Especialização. No que diz respeito às variáveis consideradas na pesquisa,
foram identificados 02 grupos. (a) aquelas que provocam o maior nível de
insatisfação na instituição, quais sejam: salário, Plano de Cargos e Carreiras,
Classes e Níveis, jornada de trabalho, oferta de treinamento e incentivos para
continuidade de estudo e (b) variáveis que se destacaram positivamente: jornada
e carga de trabalho, oferta de tecnologia, recursos e equipamentos, ambiente
físico, realização com as tarefas e suas variedades, autonomia, utilização do
potencial, feedback, e relacionamento interpessoal, estilo de chefia, liberdade de
expressão e respeito ao direito dos trabalhadores, orgulho do trabalho e da
instituição, disponibilidade de tempo para atividades sociais, e motivação. Nas
respostas abertas do questionário, os servidores disseram que acham
necessária a implantação do Programa de Saúde e Segurança no Trabalho –
SST da instituição, e também citaram outras necessidades como atendimento
psicossocial, atividades laborais, criação de academia na instituição, criação de
mais ações relacionada a atividade física, criação de espaço para estudo e
leitura, levar as ações da equipe de QVT para o Interior entre outras. Quando
questionado sobre a participação das ações/atividades no segmento da QVT nas
unidades das quais trabalhavam os dois maiores índices que se destacaram ao
que se refere a participação dos servidores nessas ações/atividades foram
referentes a “poucas vezes participam e, participam muitas vezes”. Este trabalho
de pesquisa realizou um estudo preliminar, permitindo a abertura para novos
estudos ou aprofundamento para a compreensão entre às relações de trabalho
e a qualidade de vida no trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Qualidade de vida no trabalho, Serviço público, Satisfação, Quality of Life at Work, Public Servant, satisfaction