Panorama da iniciação científica no ensino médio técnico integrado do Instituto Federal do Amapá Campus Agrícola Porto Grande
Carregando...
Data
2022-02-25
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Objetivou-se com este trabalho fazer um panorama da Iniciação Científica do IFAP, bem como analisar os impactos sobre o desempenho acadêmico dos estudantes de ensino médio técnico integrado do campus agrícola Porto Grande. Utilizou-se, como instrumentos de estudo, dados obtidos junto à Direção de ensino, Coordenação de Registro Escolar e SUAP do IFAP – campus agrícola Porto Grande, em seguida esses dados foram tabulados e analisados com o auxílio do Microsoft Office Excel. Os resultados registraram que o número de projetos desenvolvidos juntamente com os alunos do ensino médio técnico nesse campus ainda é inferior a quantidade de projetos executados com os alunos de nível superior; que a figura do orientador assume papel fundamental; e que a participação de alunos de nível médio na iniciação cientifica (IC) melhora o seu desempenho acadêmico. Diante disso, concluiu-se que a IC na instituição é uma atividade que além de estimular o lado científico dos discentes, permite com que estes desenvolvam capacidades e habilidades que enriquecerão sua formação geral. No entanto, observou-se que ainda são poucos os trabalhos de pesquisa científica desenvolvidos no campus Porto Grande.
Descrição
Palavras-chave
Projeto de pesquisa, Nível médio, Ensino Técnico, Research project, Middle level, Technical education