Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/183
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Das aulas presenciais às remotas: diferentes olhares de estudantes de cursos de graduação rumo à profissionalização |
Autor(es): | Braga, Alexandre Amorim |
Primeiro Orientador: | Almeida, Ricardo Santos de |
Segundo Orientador: | Paiva, Monikely de Oliveira Silva |
Primeiro membro da banca: | Paiva, Monikely de Oliveira Silva |
Segundo membro da banca: | Melo, Maria Aparecida Vieira de |
Resumo: | Este estudo objetiva-se por evidenciar pontos de vista de estudantes em relação aos desafios durante o período de implantação do ensino remoto. Para tal, foi aplicado um questionário no Google Formulário com estudantes de duas faculdades particulares (A e B, sendo A em Arapiraca e B em Maceió no estado de Alagoas) em 2021, que estavam, ou ainda estão acompanhando aulas remotas emergenciais em função da pandemia da Covid-19. Os estudantes pesquisados são dos cursos de Nutrição na faculdade A e Medicina na faculdade B cujos processos de profissionalização dos professores não se consubstanciam, a priori, por uma interface socioeducativa voltada ao exercício da docência, o que demonstra a necessidade de se refletir e sugerir ações educacionais à formação técnica do profissional no contexto da educação remota. Como conclusão, foi elaborado e distribuído em dia campo juntamente com os alunos participantes um panfleto para orientar as instituições, professores e estudantes para trilharem juntos, rumo à melhoria do aproveitamento das aulas remotas, tendo como objetivo o aprendizado colaborativo e significativo. |
Abstract: | This study aims to highlight students' points of view in relation to the challenges during the period of implementation of remote teaching. To this end, a questionnaire was applied on Google Form with students from two private colleges (A and B, being A in Arapiraca and B in Maceió in the state of Alagoas) in 2021, who were, or are still following emergency remote classes due to the Covid-19 pandemic. The students surveyed are from the Nutrition courses at Faculty A and Medicine at Faculty B whose processes of professionalization of teachers are not, a priori, substantiated by a socio-educational interface focused on the exercise of teaching, which demonstrates the need to reflect and suggest actions education to the technical training of professionals in the context of remote education. As a conclusion, a pamphlet was prepared and distributed in the field together with the participating students to guide institutions, teachers and students to walk together, towards improving the use of remote classes, with the objective of collaborative and meaningful learning. |
Palavras-chave: | Dificuldades Ensino emergencial Transição |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Departamento: | Arapiraca |
Nome do programa: | Especialização em Linguagem e Práticas Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/183 |
Data do documento: | 28-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandre Amorim Braga - TCC 22.05.22.pdf | 891,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.