Das aulas presenciais às remotas: diferentes olhares de estudantes de cursos de graduação rumo à profissionalização
Carregando...
Data
2022-02-28
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/8939217952629732
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este estudo objetiva-se por evidenciar pontos de vista de estudantes em relação aos desafios
durante o período de implantação do ensino remoto. Para tal, foi aplicado um questionário no
Google Formulário com estudantes de duas faculdades particulares (A e B, sendo A em
Arapiraca e B em Maceió no estado de Alagoas) em 2021, que estavam, ou ainda estão
acompanhando aulas remotas emergenciais em função da pandemia da Covid-19. Os estudantes
pesquisados são dos cursos de Nutrição na faculdade A e Medicina na faculdade B cujos
processos de profissionalização dos professores não se consubstanciam, a priori, por uma
interface socioeducativa voltada ao exercício da docência, o que demonstra a necessidade de se
refletir e sugerir ações educacionais à formação técnica do profissional no contexto da educação
remota. Como conclusão, foi elaborado e distribuído em dia campo juntamente com os alunos
participantes um panfleto para orientar as instituições, professores e estudantes para trilharem
juntos, rumo à melhoria do aproveitamento das aulas remotas, tendo como objetivo o
aprendizado colaborativo e significativo.
Descrição
Palavras-chave
Dificuldades, Ensino emergencial, Transição