Saberes e competências dos higienistas de serviços gerais frente à pandemia de covid-19: uma proposta metodológica de formação continuada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-18

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/3743036610342581

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

A pandemia da Covid-19 tem gerado grandes desafios na educação. No campo da saúde, em ação conjunta com a educação, um dos inúmeros esforços envidados pelas autoridades sanitárias para evitar a disseminação do vírus causador da Covid-19 (2019-nCoV) foi o de promover um retorno seguro ao ensino presencial, observando-se às devidas cautelas à segurança sanitária. Nesse contexto pandêmico foram estabelecidos os objetivos do presente estudo, o qual se destina a apresentar proposta metodológica de curso de formação continuada para capacitação profissional dos higienistas de serviços gerais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com foco no aprimoramento de saberes e competências frente à pandemia de Covid-19. Para o alcance do objetivo proposto foram utilizados os recursos metodológicos da pesquisa-ação fundamentada na perspectiva crítico-reflexiva. Neste sentido, o presente estudo foi elaborado em cinco etapas, a saber: diagnóstico situacional (etapa I), elaboração do plano de curso (etapa II), divulgação e sensibilização (etapa III), capacitação continuada (etapa IV) e análise da satisfação do público-alvo (etapa V). No diagnóstico situacional constatou-se ausência de recursos tecnológicos mínimos e de habilidades dos participantes para o uso das ferramentas online, adotando-se a modalidade de ensino presencial. Dos dezenove (19) participantes no curso de formação continuada, sete (7) responderam ao questionário de satisfação, dos quais quatro (4) consideraram-se satisfeitos com a ação e um (1), muito insatisfeito. Recomendam-se estudos posteriores que permitam reunir elementos necessários ao embasamento da prática profissional.

Descrição

Palavras-chave

Educação continuada, Competência profissional, Planos de contingência, COVID-19, Contenção de riscos biológicos, Education Continuing, Professional Competence, Contingency Plans, COVID-19, Containment of Biohazards

Citação