Método de categorização dos alunos de uma determinada turma em grupos A, B, C & D e a formação de tutores para a descentralização do conhecimento

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Data

2022-02-24

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/7183657444814444

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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de criar um método de categorização de alunos de uma determinada turma em grupos A (nota de 8 a 10), B (nota de 6 a 7,99), C (nota de 4 a 5,99) e D (nota de 0 a 3,99) após a realização de uma avaliação, a avaliação-zero. E a partir desses grupos formados selecionar os integrantes dos grupos A e B para serem tutores dos integrantes dos grupos C e D para, assim, haver a descentralização do conhecimento. Até a próxima avaliação, após a avaliação-zero, o respectivo tutor ficará responsável por um determinado grupo de alunos dos grupos C e D, cinco alunos, por exemplo, e terá a obrigação de ensinar esses alunos mais fracos na disciplina durante os dias que antecedem a próxima avaliação. Como gratificação, o aluno tutor poderá ganhar até 3,0 pontos na próxima prova, a depender de seu desempenho e atenção dada para seus orientandos. Estes darão uma nota de 0% a 100% para o seu respectivo tutor; o professor responsável pela disciplina receberá essas notas em segredo e computará qual percentual de 3,0 pontos esse tutor terá direito de acordo com as avaliações de seus respectivos orientandos. Após a segunda avaliação, depois da avaliação-zero, será feito novo balanço dos alunos em grupos A, B, C e D, podendo tutores dos grupos A e B cair para um grupo inferior ou orientandos dos grupos C e D avançarem para os grupos A e B tornando-se assim, novos tutores. Essa dinâmica permanece durante todo o transcorrer da disciplina. Esse método tem, assim, o objetivo de elevar a qualidade do ensino dentro das salas de aula através da descentralização do conhecimento. Tem como base metodológica a pesquisa-ação. O método de categorização foi muito bem aceito pelos alunos do segundo ano do curso de nível médio integrado de eletroeletrônica do IFAL Campus Arapiraca. De fato, houve uma melhora na média geral da turma e a diminuição dos alunos dos grupos C e D após ter sido aplicada a avaliação pós avaliação-zero. Sendo assim, consideramos ter atingido o objetivo deste trabalho que era criar um produto educacional para professores com o intuito de melhorar o desempenho de alunos com baixo rendimento escolar dentro de uma determinada classe, e assim, estabelecer uma melhoria da qualidade de ensino dentro das salas de aula de forma a diminuir a evasão escolar. Como dificuldades encontradas podemos relatar que a análise das turmas se deu em período anterior a pandemia pois durante a pandemia se mostrou inviável aplicar o método dado tendo em vista que a avaliação online é mais branda que uma avaliação presencial sendo esta necessária para termos uma boa avaliação dos alunos e assim podermos classificá-los corretamente nos grupos A, B, C e D. Assim, este produto educacional está pronto para ser aplicado em salas de aula de todo o Brasil. E por ter uma similaridade com o Método Lancasteriano mas ainda assim, ter pontos diferentes e originais, antes de ser divulgado, este método poderá vir a ser patenteado como Modelo de Utilidade.

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Palavras-chave

categorização de alunos, formação de tutores, descentralização do conhecimento, categorization of students, tutor training, knowledge decentralization

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