Contribuições da sociolinguística para reflexões sobre variação linguística nas aulas de língua portuguesa: análises de propostas apresentadas em livros didáticos do ensino básico

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Data

2023-02-15

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/4754478731067920

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Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Este trabalho apresenta algumas análises de propostas de atividades sobre as variações linguísticas da língua portuguesa no livro didático de 6º e 9º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. Propostas que orientam o professor de língua portuguesa a trabalhar em sala de aula essa temática, aprimorando o processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar a importância dos professores de língua portuguesa aperfeiçoar o conhecimento sobre a Sociolinguística para saber lidar melhor em sala de aula e fora dela sobre o preconceito linguístico, ajudando no processo de desconstrução. As reflexões foram baseadas nas concepções de POSSENTI (1996), BORTONI-RICARDO (2004), BAGNO (2007) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Na abordagem metodológica, utilizei a pesquisa bibliográfica para organização do conteúdo. As atividades analisadas revelaram que é possível o docente usar o livro didático a seu favor para o estudo da língua e suas variações.

Descrição

Palavras-chave

Sociolinguística, Variações linguísticas, Livro didático, Preconceito Linguístico

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