Contribuições da sociolinguística para reflexões sobre variação linguística nas aulas de língua portuguesa: análises de propostas apresentadas em livros didáticos do ensino básico
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Data
2023-02-15
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4754478731067920
Título da Revista
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Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este trabalho apresenta algumas análises de propostas de atividades sobre as
variações linguísticas da língua portuguesa no livro didático de 6º e 9º anos do
ensino fundamental e 1ª série do ensino médio. Propostas que orientam o professor
de língua portuguesa a trabalhar em sala de aula essa temática, aprimorando o
processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar a importância
dos professores de língua portuguesa aperfeiçoar o conhecimento sobre a
Sociolinguística para saber lidar melhor em sala de aula e fora dela sobre o
preconceito linguístico, ajudando no processo de desconstrução. As reflexões foram
baseadas nas concepções de POSSENTI (1996), BORTONI-RICARDO (2004),
BAGNO (2007) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Na abordagem
metodológica, utilizei a pesquisa bibliográfica para organização do conteúdo. As
atividades analisadas revelaram que é possível o docente usar o livro didático a seu
favor para o estudo da língua e suas variações.
Descrição
Palavras-chave
Sociolinguística, Variações linguísticas, Livro didático, Preconceito Linguístico