Minha vida de professora: um jeito de olhar a educação
Carregando...
Data
2025-10-30
Currículo Lattes
https://lattes.cnpq.br/5882078261780345
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão narrativa sobre o processo formativo e profissional da minha atuação como professora de Língua Portuguesa e da minha formação inicial. O relato busca compreender os desafios e aprendizagens da docência a partir de uma perspectiva humana, crítica e esperançosa, inspirada nas ideias de Paulo Freire, Jorge Larrosa, Mikhail Bakhtin, Boaventura de Sousa Santos e Maurice Tardif. Adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada na escrita de si, articulo minhas experiências pessoais com uma análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Letras-Português do IFAL (2014) e com uma revisão bibliográfica sobre formação docente e prática educativa. O estudo evidencia que ser professora é mais do que exercer uma profissão: é vivenciar um modo de existir atravessado por diálogo, amor e resistência. As vivências no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e na prática docente revelam os desafios enfrentados desde a desvalorização e o cansaço até as barreiras estruturais, mas também as potências da sala de aula como espaço de encontro, acolhimento e transformação. A pesquisa destaca a importância do diálogo, da escuta ativa e do planejamento pedagógico como instrumentos de construção de uma aprendizagem significativa e libertadora. Nas considerações finais, concluí que a docência é um processo contínuo de autoconhecimento e reinvenção, marcado pelo compromisso ético e pela esperança. Ensinar, nesse sentido, é um ato político que possibilita ao professor e ao aluno crescerem juntos, transformando o mundo pela palavra e pela experiência. Assim, “ser professora” é resistir, esperançar e reafirmar diariamente a fé no poder transformador da educação.
Descrição
Palavras-chave
Letras - Português, Língua Portuguesa – Formação de professores, Docência, Educação transformadora, Transformative education, Teaching, Teacher education