Estilo e subjetividade em textos dissertativos-argumentativos: a busca por traços de autoria em redações do exame nacional do ensino médio
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Data
2025-09-25
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Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o gênero discursivo “redação” a fim de identificar traços de autoria em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2023 e 2024. O foco da pesquisa recai sobre a análise da existência de traços autorais e de estilo nesses textos, mesmo diante do uso de “redações coringas” modelos estruturados previamente por
estudantes ou inteligências artificiais para se adaptarem a diferentes temas propostos. A pesquisa é de cunho qualitativo, de abordagem documental, dentro dos preceitos da Linguística Aplicada interpretativista e adota uma base teórica dialógica do Círculo de Bakhtin, compreendendo a linguagem como um fenômeno histórico, social, ideológico e interacional, além de utilizar visões e pensamentos de autores como Silva
(2015), Sobral (2009) e Possenti (2009), para uma melhor fundamentação teórica. Ademais, durante o processo de investigação foram considerados aspectos lexicais, composicionais e intencionais, permitindo identificar como os estudantes contextualizam discurso s sociais e normativos para afirmar sua autoria em um contexto regulado. Os resultados obtidos, apesar do formato exigido pelo exame que
“convida” os participantes a fazerem uso de estruturas convencionais, revelam uma
multiplicidade de vozes e posicionamentos que expressam a presença ativa do sujeito
autoral. Além disso, foi constatado a singularidade e a transformação linguística,
corroborando a perspectiva bakhtiniana da linguagem como espaço de disputa e
negociação de sentidos. Por fim, verificou-se que as redações do ENEM, se
analisadas de maneiras e perspectivas diferentes, transcendem seu papel avaliativo,
constituindo-se como espaços simbólicos em que os jovens expressam suas visões
de mundo, valores e opiniões, resistindo assim à padronização por meio da
criatividade e da reinterpretação dos modelos oferecidos pela mídia e terceiros,
reafirmando a importância de considerar os textos escolares como campos dinâmicos
de expressões humanas.
Descrição
Palavras-chave
Redações, Enem, Modelos coringas, Estilo, Authorship, Essays, Emplate, emplate models, Style
Citação
Silva, Isaac Oliveira do Nascimento.
Estilo e subjetividade em textos dissertativos -argumentativos: a busca por traços de autoria em redações do exame nacional do ensino médio [recurso eletrônico ] /Isaac Oliveira do Nascimento Silva - Dados eletrônicos (1 arquivo: 286 KB). - 2025.
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Modo de Acesso : Internet.
Orientação: Prof. Dr. Wellington Barbosa Silva
Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Letra /Português) Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca -2025.