Estilo e subjetividade em textos dissertativos-argumentativos: a busca por traços de autoria em redações do exame nacional do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-09-25

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar o gênero discursivo “redação” a fim de identificar traços de autoria em redações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2023 e 2024. O foco da pesquisa recai sobre a análise da existência de traços autorais e de estilo nesses textos, mesmo diante do uso de “redações coringas” modelos estruturados previamente por estudantes ou inteligências artificiais para se adaptarem a diferentes temas propostos. A pesquisa é de cunho qualitativo, de abordagem documental, dentro dos preceitos da Linguística Aplicada interpretativista e adota uma base teórica dialógica do Círculo de Bakhtin, compreendendo a linguagem como um fenômeno histórico, social, ideológico e interacional, além de utilizar visões e pensamentos de autores como Silva (2015), Sobral (2009) e Possenti (2009), para uma melhor fundamentação teórica. Ademais, durante o processo de investigação foram considerados aspectos lexicais, composicionais e intencionais, permitindo identificar como os estudantes contextualizam discurso s sociais e normativos para afirmar sua autoria em um contexto regulado. Os resultados obtidos, apesar do formato exigido pelo exame que “convida” os participantes a fazerem uso de estruturas convencionais, revelam uma multiplicidade de vozes e posicionamentos que expressam a presença ativa do sujeito autoral. Além disso, foi constatado a singularidade e a transformação linguística, corroborando a perspectiva bakhtiniana da linguagem como espaço de disputa e negociação de sentidos. Por fim, verificou-se que as redações do ENEM, se analisadas de maneiras e perspectivas diferentes, transcendem seu papel avaliativo, constituindo-se como espaços simbólicos em que os jovens expressam suas visões de mundo, valores e opiniões, resistindo assim à padronização por meio da criatividade e da reinterpretação dos modelos oferecidos pela mídia e terceiros, reafirmando a importância de considerar os textos escolares como campos dinâmicos de expressões humanas.

Descrição

Palavras-chave

Redações, Enem, Modelos coringas, Estilo, Authorship, Essays, Emplate, emplate models, Style

Citação

Silva, Isaac Oliveira do Nascimento. Estilo e subjetividade em textos dissertativos -argumentativos: a busca por traços de autoria em redações do exame nacional do ensino médio [recurso eletrônico ] /Isaac Oliveira do Nascimento Silva - Dados eletrônicos (1 arquivo: 286 KB). - 2025. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader. Modo de Acesso : Internet. Orientação: Prof. Dr. Wellington Barbosa Silva Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Letra /Português) Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca -2025.