Uso de jogos pedagógicos para o ensino e aprendizado de ciências : aprendendo sobre nutrientes
Carregando...
Data
2024-02-28
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/8549993623755900
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
As Escolas do ensino básico estão cada vez mais incorporando novas formas em
seus processos de ensino e aprendizagem, e uma das maneiras mais significativas
e apropriadas dessa incorporação é o desenvolvimento das atividades pedagógicas
relacionadas à aplicação e utilização dos jogos lúdicos, como ferramenta de apoio
nos processos educacionais. Este trabalho tem como objetivo principal relatar a
experiência de práticas educativas no ensino de Ciências com o uso de
metodologias lúdicas aplicadas por meio do jogo pedagógico “Nutribica”. A aplicação
do jogo pedagógico foi realizada com um total de 36 alunos do 8o ano do ensino
fundamental II em duas escolas da rede municipal de Arapiraca -AL, a temática
abordada no jogo é sobre nutrientes, que foi objeto de estudo antes da aplicação do
jogo pedagógico. Com os resultados obtidos das atividades desenvolvidas ficou
demonstrada uma mudança significativa na aprendizagem dos alunos participantes
da aplicação do jogo pedagógico em comparação com os alunos que não participam
da aplicação da atividade lúdica. Concluímos destacando que a insistência e a
perseverança na busca contínua de metodologias que auxiliem no processo de
ensino e aprendizagem é tarefa árdua, mas que vale todo o esforço realizado
quando se contata os resultados alcançados.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de ciências, Atividades lúdicas, Nutrientes, Science teaching, Play methodologies, Nutrients