Aulas de laboratório e recursos audiovisuais para o aprendizado de eletrotécnica
Carregando...
Data
2016-03-13
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4611853947126726
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este Artigo tem como proposta apresentar uma experiência didática de realizar demonstrações de aulas de laboratório sob a forma de vídeos. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho é dar acesso simultâneo às Aulas Experimentais aos alunos do Curso Técnico de Eletrotécnica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) Campus Maceió. Uma vez que os equipamentos de laboratório estão disponíveis em pequenas quantidades, a realização de aulas experimentais com um número superior a 4 alunos por turno de aula se torna inviável. Os alunos participaram de uma aula técnica experimental sobre medição de energia a partir de um vídeo produzido e dirigido pelo professor da disciplina de Eletricidade e por aluno da disciplina. O roteiro do vídeo foi elaborado de maneira a apresentar objetivamente como montar um circuito elétrico a partir do diagrama, a forma de ligar os equipamentos e instrumentos de medida, bem como de extrair resultados. O vídeo foi apresentado pelo aluno, e tal iniciativa visa mostrar à audiência que é possível realizar uma montagem experimental desde que haja conhecimento prévio – adquirido nas aulas teóricas. A verificação de aprendizagem foi feita através de debate com a audiência e mediado pelo professor. Os alunos foram convidados a discutir sobre perguntas que visam a avaliar a eficiência quanto ao aprendizado proporcionada pela aula experimental na forma de vídeo. Os dados coletados foram analisados e apresentados neste Artigo seguindo a Metodologia da Pesquisa-Ação. Espera-se com o sucesso dessa proposta pedagógica provocar um incentivo para os professores de cursos técnicos a acrescentar um número maior de aulas experimentais a seus currículos e tornar os alunos mais familiarizados com as aplicações da teoria ao mundo real.
Descrição
Palavras-chave
Educação profissional – Docência, Ensino técnico profissionalizante, Eletrotécnica – Ensino-aprendizagem, Sala de aula – Recursos audiovisuais, Eletricidade – Vídeo aulas, Vocational technical education, Distance learning