Análise do processo formativo dos professores indígenas na educação escolar

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Data

2025-08-06

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/6392844946975264

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Centro Universitário de Maceió – Unima | Afya

Resumo

A formação de professores indígenas é uma questão atual na política educacional brasileira e se apresenta como um dos principais desafios para a consolidação da Educação Escolar Indígena. Apesar da importância da formação de professores indígenas e existir de uma legislação específica, pouco se tem de pesquisas no âmbito das políticas educacionais sobre o processo formativo dos professores que atuam nas escolas indígenas. Para cobrir essa lacuna de pesquisa este estudo visou investigar o processo formativo dos professores indígenas, considerando as politicas públicas que o influenciam. Como base teórica, apoia-se nos estudos da Educação Escolar Indígena e na política de formação de professores, trazendo ainda a perspectiva de uma formação baseada nos princípios da promoção de diálogos interculturais entre diferentes conhecimentos, na articulação dos diversos espaços formativos e no reconhecimento de uma educação específica e diferenciada. Realizou-se um estudo de caso qualitativo nas escolas indígenas estaduais. O instrumento utilizado na coleta de dados foi a entrevista de forma presencial e análise documental. Para a análise de dados foi utilizada como teoria a análise temática de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam para a ausência ou desconhecimento de políticas públicas sistemáticas e estruturadas para a formação dos professores indígenas, evidenciando lacunas institucionais que comprometem a valorização profissional desses docentes, bem como a qualidade da educação oferecida às comunidades indígenas. Essa realidade ressalta a necessidade de fortalecimento das políticas e práticas formativas que reconheçam as especificidades culturais, promovam o diálogo intercultural e garantam condições adequadas para o exercício da docência nas escolas indígenas. Este estudo contribui para o aprofundamento das discussões sobre a formação docente indígena, ao enfatizar a construção de processos formativos críticos sustentados pelo diálogo intercultural entre distintos sistemas de conhecimento.

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Palavras-chave

Formação de professores indígenas, Política educacional indígena, Educação Escolar Indígena, Formación de docentes indígenas, Política educativa indígena, Educación escolar indígena

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