Análise do processo formativo dos professores indígenas na educação escolar
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Data
2025-08-06
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6392844946975264
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Editor
Centro Universitário de Maceió – Unima | Afya
Resumo
A formação de professores indígenas é uma questão atual na política educacional
brasileira e se apresenta como um dos principais desafios para a consolidação da
Educação Escolar Indígena. Apesar da importância da formação de professores
indígenas e existir de uma legislação específica, pouco se tem de pesquisas no
âmbito das políticas educacionais sobre o processo formativo dos professores que
atuam nas escolas indígenas. Para cobrir essa lacuna de pesquisa este estudo visou
investigar o processo formativo dos professores indígenas, considerando as politicas
públicas que o influenciam. Como base teórica, apoia-se nos estudos da Educação
Escolar Indígena e na política de formação de professores, trazendo ainda a
perspectiva de uma formação baseada nos princípios da promoção de diálogos
interculturais entre diferentes conhecimentos, na articulação dos diversos espaços
formativos e no reconhecimento de uma educação específica e diferenciada.
Realizou-se um estudo de caso qualitativo nas escolas indígenas estaduais. O
instrumento utilizado na coleta de dados foi a entrevista de forma presencial e
análise documental. Para a análise de dados foi utilizada como teoria a análise
temática de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam para a ausência ou
desconhecimento de políticas públicas sistemáticas e estruturadas para a formação
dos professores indígenas, evidenciando lacunas institucionais que comprometem a
valorização profissional desses docentes, bem como a qualidade da educação
oferecida às comunidades indígenas. Essa realidade ressalta a necessidade de
fortalecimento das políticas e práticas formativas que reconheçam as
especificidades culturais, promovam o diálogo intercultural e garantam condições
adequadas para o exercício da docência nas escolas indígenas. Este estudo
contribui para o aprofundamento das discussões sobre a formação docente
indígena, ao enfatizar a construção de processos formativos críticos sustentados
pelo diálogo intercultural entre distintos sistemas de conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores indígenas, Política educacional indígena, Educação Escolar Indígena, Formación de docentes indígenas, Política educativa indígena, Educación escolar indígena