Literatura em sala de aula: reflexões sobre a formação de leitores literários

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-09-26

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/4813278443849096

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

presente trabalho tem como finalidade refletir sobre os desafios e possibilidades do ensino de literatura na escola, com foco na formação de leitores literários. Mais especificamente, objetiva tratar da formação do leitor de literatura promovida pela escola, considerando o papel do professor como mediador, a importância da seleção adequada das obras literárias e a necessidade de práticas pedagógicas que despertem o interesse e o prazer pela leitura. Propõe-se também a refletir sobre os desafios enfrentados no processo de inserção da literatura no cotidiano escolar e sugerir caminhos possíveis para uma formação leitora crítica, sensível e significativa, em consonância com as diretrizes curriculares e as demandas sociais contemporâneas. Para este estudo, o referencial teórico se constitui de autores como Cosson (2022) e Zilberman (1990), além de documentos que regem o ensino, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Outros autores mencionados incluem Roxane Rojo (2009), que aborda os multiletramentos, e William Roberto Cereja (2004), que propõe uma abordagem dialógica da literatura.

Descrição

Palavras-chave

Letras – Português, Literatura – Ensino, Leitor literário – Formação, Letramento, Reader education, Literacy

Citação