Literatura em sala de aula: reflexões sobre a formação de leitores literários
Carregando...
Data
2025-09-26
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4813278443849096
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
presente trabalho tem como finalidade refletir sobre os desafios e possibilidades do ensino de literatura na escola, com foco na formação de leitores literários. Mais especificamente, objetiva tratar da formação do leitor de literatura promovida pela escola, considerando o papel do professor como mediador, a importância da seleção adequada das obras literárias e a necessidade de práticas pedagógicas que despertem o interesse e o prazer pela leitura. Propõe-se também a refletir sobre os desafios enfrentados no processo de inserção da literatura no cotidiano escolar e sugerir caminhos possíveis para uma formação leitora crítica, sensível e significativa, em consonância com as diretrizes curriculares e as demandas sociais contemporâneas. Para este estudo, o referencial teórico se constitui de autores como Cosson (2022) e Zilberman (1990), além de documentos que regem o ensino, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Outros autores mencionados incluem Roxane Rojo (2009), que aborda os multiletramentos, e William Roberto Cereja (2004), que propõe uma abordagem dialógica da literatura.
Descrição
Palavras-chave
Letras – Português, Literatura – Ensino, Leitor literário – Formação, Letramento, Reader education, Literacy