Homoerotismo em banheiros masculinos: uma análise linguístico enunciativa queer/cu ir de grafitos em contexto escolar

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Data

2025-05-19

Currículo Lattes

https://lattes.cnpq.br/1515307372718767

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Resumo

Nos espaços educacionais, há possibilidades diversificadas para o desenvolvimento das identidades, especialmente se considerarmos a escola como uma das agências promotoras de acessos às performances de gênero. Contudo, em face de os debates sobre sexualidade e gênero serem frequentemente silenciados, invisibilizando e marginalizando aqueles que não se “adequam” ao ideário cisheteronormativo, tão privilegiado no campo educacional, a língua(gem) assume papel fundamental. Ao não se verem representados, esses corpos dissidentes constroem e (re)afirmam as suas identidades por meio de práticas discursivas subversivas, a exemplo dos grafitos de banheiro, desafiando normas institucionais. Esta investigação, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e de captura de imagens, analisou, sob a ótica da Linguística Aplicada Queer, grafitos que performatizam um homoerotismo em um dos campi de uma instituição de ensino em Alagoas. Reconhecemos o banheiro como espaço também de enunciados e de produtividade discursiva, onde estão presentes grafitos de sujeitos homoeroticamente inclinados.

Descrição

Palavras-chave

Letras Português, Grafitos de banheiro, Homoerotismo, Linguística aplicada queer, Gênero - Performance e performatividade, Bathroom graffiti, Homoeroticism, Queer applied linguistics, Gender perfomance and performativity, Graffiti de baño, Performance y performatividad de género

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