Metodologias ativas: a gincana para a prova SAEB, aplicada na prática do PIBID em turmas de 9º ano

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-08-15

Currículo Lattes

https://lattes.cnpq.br/7917942845182513

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

No contexto do estágio de formação de professores, este artigo visa fornecer uma síntese das atividades coletivas realizadas na Escola Estadual Doutor Fernandes Lima, no bairro do São Jorge, em Maceió/AL, no período de 13 de junho de 2023 a 30 de abril de 2024, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Essas práticas serão descritas e documentadas para análise e registro. Este trabalho busca apresentar a execução de metodologias ativas, aplicadas em uma dinâmica pedagógica, especificamente no contexto do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa tem viés qualitativo, enfocando o processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento das ações didático- pedagógicas voltadas à preparação para a Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O artigo analisa a realização da gincana, elaborada a partir do trabalho com os conteúdos do 9º ano, a qual foi estruturada observando-se as diretrizes do SAEB. Os resultados analisados de modo crítico e avaliativo apontam para um aumento no interesse e motivação dos discentes, evidenciando a eficácia da metodologia ativa. A pesquisa também aborda as perspectivas dos educadores e as expectativas dos alunos, oferecendo clareza sobre os efeitos observados não apenas na performance escolar, mas também no crescimento socioemocional dos estudantes. O artigo apresenta o público-alvo da ação, bem como a descrição do ambiente escolar e a necessidade de aplicar metodologias ativas que motivem os alunos, como a gincana, além de discutir as expectativas e as dificuldades enfrentadas. Concluímos por meio da reflexão de que a competição saudável incentivou a participação dos estudantes da educação básica, sendo uma ferramenta pedagógica eficaz de trabalho para o ensino da língua portuguesa.

Descrição

Palavras-chave

Letras - Português, Metodologias ativas, Formação de professores, Gincana pedagógica, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Educational games, Active methodologies

Citação