Letramento visual e gêneros discursivos: refletindo sobre o ensino da língua portuguesa sob a perspectiva da multimodalidade
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Data
2023-11-21
Autores
Currículo Lattes
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Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o letramento visual dos alunos a partir da
análise dos gêneros discursivos multimodais em livros didáticos de língua portuguesa
do ensino fundamental II. Pautamos nossa discussão em torno da pesquisa
documental como recurso de recolher informações e lançar novas propostas
metodológicas que viabilizem o desenvolvimento do letramento visual. Para tanto,
tecemos reflexões sobre a trajetória da linguagem, os caminhos para o letramento
visual na sociedade e no contexto escolar, assim como discutimos o papel do livro
didático e as formas como o gênero discursivo foi abordado. Nesse sentido, nosso
estudo foi embasado em textos de Bakhtin (1997), Rojo (2007) e Dionísio (2005)
tratando do conceito de multimodalidade, fundamentado pelos trabalhos de Kress e
van Leeuwen (2006) sobre o letramento visual, os estudos de Antunes (2007) sobre a
aula de língua portuguesa contextualizada e as novas formas de leitura com as
contribuições de Koch (1995). O estudo foi realizado com uma coleção de livros de
língua portuguesa (Arirabá Conecta, 2024). Utilizamos na abordagem metodológica a
pesquisa qualitativa. A coleta de dados foi feita atravésda análise dos gêneros
discursivos multimodais que foram dispostos nos livros didáticos de língua portuguesa
(6° ao 9° anos). Por fim, os itens analisados revelaram que o tratamento dado aos
gêneros discursivos multimodais não mobilizao desenvolvimento do letramento visual
aos discente.
Descrição
Palavras-chave
Letramento visual, Genêro Discursivo, Multimodalidade, Livro Didático