O ensino de química para deficientes visuais: produção de caderno experimental como ferramenta colaborativa para aulas de química

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Data

2025-06-30

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/3055439819287066
http://lattes.cnpq.br/4618664778412451

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Resumo

É inegável que a deficiência visual traz desafios ao processo de aprendizagem escolar, no entanto, a legislação assegura que pessoas com essa limitação tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado que aqueles que enxergam. Além das dificuldades inerentes à deficiência em si, alguns alunos enfrentam outro obstáculo: a falta de acessibilidade a certas atividades realizadas na instituição de ensino. Um exemplo disso é nas aulas experimentais de Química, onde, devido à ausência de orientações apropriadas, os professores acabam não incluindo os estudantes com deficiência visual. Para tentar reduzir essa barreira e apoiar a atuação pedagógica dos docentes de Química durante as atividades práticas, foi desenvolvido um caderno experimental específico para alunos com deficiência visual, contendo adaptações nos roteiros das atividades. Contudo, existem poucas publicações na literatura que ofereçam propostas de ensino de Química a partir dessa abordagem. Portanto, este trabalho se propõe a apresentar e detalhar uma proposta educativa fundamentada na multissensorialidade, que, quando aplicada, possibilite a compreensão de conceitos relacionados ao conteúdo, beneficiando todos os alunos dentro da perspectiva da Educação Inclusiva.O trabalho apresenta uma proposta educativa fundamentada na multissensorialidade para o ensino de Química, visando incluir alunos com deficiência visual. Foi desenvolvido um caderno experimental com 7 experimentos adaptados, que utilizam os sentidos do tato, olfato, audição e paladar para promover a compreensão de conceitos químicos. Os experimentos abordam temas como cinética química, termoquímica, fluídos não newtonianos, gases, funções orgânicas, polímeros e solubilidade. A proposta visa apoiar a atuação pedagógica dos docentes de Química e promover a inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas experimentais.

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Palavras-chave

Química - Licenciatura, Química - Ensino, Deficiência visual, Multissensorialidade, Química - Caderno experimental, Educaçaõ inclusiva

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