A formação de leitores/as literários/as no ensino médio: uma experiência em uma escola de ensino em tempo integral no contexto do programa de residência pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-08-20

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/9287716398353085

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

Este trabalho discute os desafios e as possibilidades da formação de leitores/as literários/as no Ensino Médio, com foco em uma experiência realizada no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP), em uma escola pública de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Parte-se da constatação de que muitos estudantes concluem essa etapa da educação básica sem desenvolver o hábito da leitura literária, evidenciando o distanciamento entre os objetivos das diretrizes educacionais e a prática efetiva nas escolas. Nesse contexto, o estudo defende o papel central da escola como espaço de mediação e democratização da leitura, especialmente em realidades nas quais o acesso a textos literários fora do ambiente escolar é limitado. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada em um estudo de caso, investiga as estratégias pedagógicas adotadas em uma atividade do PRP, as percepções dos/as estudantes sobre a leitura literária e o papel do/a professor/a como mediador/a. O referencial teórico apoia-se em autores como Candido (1988), Cosson (2009), Colomer (2007) e Cereja (2005), entre outros. Os resultados apontam que práticas pedagógicas intencionais, dialógicas e sensíveis podem promover uma relação mais significativa e crítica dos/as estudantes com o texto literário, contribuindo para a formação de leitores/as autônomos/as e reflexivos/as. O estudo também evidencia o potencial formativo do PRP na articulação entre teoria e prática na formação docente.

Descrição

Palavras-chave

Leitura literária, Ensino médio em tempo integral, Formação de leitores/as, Programa de redidência pedagógicaa, Literary reading, Full-time high school, Reader training, Pedagogical residency program

Citação