Modelo de avaliação da qualidade dos serviços educacionais e guia de utilização
Carregando...
Data
2025-02-15
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
Esta produto educacional analisa a percepção da qualidade dos serviços educacionais em uma instituição pública federal de ensino, propondo um modelo para avaliação institucional na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e um Guia para utilização. O modelo foi criado a partir do desenvolvimento de pesquisa de dissertação que adotou uma abordagem quantitativa, utilizando questionários baseados no modelo HEDPERF e no SINAES para coletar dados dos discentes dos cursos técnicos. O modelo foi testado e aplicado no IFAL - Campus Satuba nos cursos técnicos de nível médio na modalidade integrado de Agroindústria e Agropecuária. Os resultados indicam que as dimensões de qualidade mais valorizadas pelos estudantes são Reputação, Acesso, Aspectos Acadêmicos e Formação Acadêmica e Profissional. A análise estatística confirmou a adequabilidade e validade do modelo proposto, que pode ser utilizado como um produto educacional para a melhoria contínua dos serviços oferecidos pelos Institutos Federais. O modelo está incorporado ao guia de utilização. A originalidade do trabalho reside na adaptação de modelos de avaliação da qualidade para o contexto específico da educação profissional e tecnológica, proporcionando uma ferramenta robusta para a gestão educacional.
Descrição
Palavras-chave
Qualidade, Educação Profissional, Ensino Técnico, ProfEPT, Avaliação Institucional, Quality, Professional Education, Technical Education, Institutional Assessment