Atividades de aventura na natureza
Carregando...
Data
2023-09-20
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
Este E-book tem o intuito de contribuir na formação integrada de nível médio e efetivação das relações de trabalho, ciência e cultura no processo
de ensino-aprendizagem dos estudantes, dentro e fora dos Institutos Federais. A concepção de ensino médio integrado busca a superação do dualismo
educacional e a implementação de uma escola unitária, tendo o trabalho como princípio educativo. Esta integração é considerada uma prática
educativa indispensável ao desenvolvimento integral dos estudantes, sobretudo de suas características intelectuais, éticas, políticas e sociais
(SANT’ANA; LIMA; LEMOS, 2018). A contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social são alguns dos princípios orientadores para a organização dos currículos da educação integrada (ARAÚJO et al., 2015). Nesse sentido, a prática educativa, pedagógica e curricular necessita
estar sustentada por valores ético-políticos, históricos e científicos, numa perspectiva integradora e crítico-emancipatória. Entre essas práticas, podemos citar as Práticas Corporais de Aventura (PCA). CAETANO (2019) afirma sobre a importância das PCA na formação integrada profissional de nível médio em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando aponta algumas características inerentes a estas práticas, como: o desafio, a superação de limites, vasto potencial
integrador, cooperação, solidariedade, a relação com o meio ambiente. Sendo assim, as PCA numa abordagem didática-pedagógica contribuirão
para a formação integral do estudante. O autor ainda afirma que tal integração acontece a partir da relação dialógica das PCA com outros temas importantes, por exemplo, meio ambiente, sustentabilidade, valorização do campo, turismo rural ou agroecológico, ecoturismo e lazer.
Assim, nossa colaboração para este projeto é aproximar o componente curricular Educação Física aos demais da formação geral e profissional, a
partir da abordagem com as Atividades de Aventura na Natureza e seu enfoque interdisciplinar.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Interdisciplinaridade, Ensino médio integrado, Education, Interdisciplinarity, Integrated high school