Gestão democrática na EPT: espaçops de participação de pais ou responsáveis
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Data
2024-03-20
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Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
A gestão escolar ou gestão educacional configura uma mudança de contexto da educação brasileira, como um esforço de superação às teorias de
administração em direção a uma abordagem mais dinâmica, participativa e democrática dos processos escolares e de ensino. A concepção de gestão escolar
democrática está amparada na Constituição Federal de 1988, regulamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei Federal 9.394/96) e sistematizada no Plano Nacional da Educação 2014-2024, por meio de diretrizes, metas e estratégias, para promoção de uma construção coletiva dos
projetos e processos pedagógicos do ambiente escolar. Nesse contexto, democratizar a escola, torná-la uma instituição aberta à comunidade, passa pelo fortalecimento da participação dos pais ou responsáveis nos processos de gestão escolar. A participação destes na escola e na vida
escolar dos estudantes tende a contribuir para o êxito na formação humana e profissional das novas gerações.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Gestão escolar, Participação - Gestão Pais F, Produto Educacional, Education, School management, Management - parents, Participation, Educational product