Os desafios do novo ensino médio: uma proposta pedagógica para o ensino de física moderna

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-02-27

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/5959818233041163

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

O presente artigo visa propor uma Sequência de Ensino Investigativa – SEI para o ensino de Física Moderna na primeira série do ensino médio com base na Lei 13.415 conhecida como o Novo Ensino Médio, tendo como ponto de partida o estudo dos normativos educacionais nacional e estadual. No primeiro momento, esse estudo possibilitou compreender a organização do currículo e as propostas pedagógicas do ensino médio, sendo visto os desafios para a sua implementação no espaço de ensino. No segundo momento, levantamento do programa educacional desenvolvido para atender essa política e estudo das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Referencial Curricular Alagoano – ReCAL, a fim de compreender a organização curricular da Física e os Itinerários Formativos. Por último a elaboração da proposta pedagógica para o ensino de Física Moderna a partir do estudo da luz. A partir desta pesquisa, esperamos contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Física; sirva de motivação para os docentes buscarem métodos que consigam implementar as propostas do Novo Ensino Médio em sua rede de ensino; e para um (re)pensar sobre o currículo de Física no âmbito das discussões sobre as dimensões da formação na educação básica, compreender a formação do ponto de vista do sujeito em sua trajetória escolar.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de física, Física moderna, Novo ensino médio, Physics Teaching, Modern Physics, New High School

Citação

Santos, Nicolas Henrique da Silva. Os desafios do novo ensino médio: uma proposta pedagógica para ensino de física moderna / Nicolas Henrique da Silva Santos - 2024. 39 f.: il. Arquivo no Formato PDF do Trabalho Acadêmico. Orientação: Prof. Me. Rodrigo Oliveira Ferreira da Silva. Artigo Científico (Especialização em Metodologias Aplicadas no Ensino de Ciências e Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Murici. Murici, 2024.