Sequência didática: formação docente para o uso da ferramenta Webquest na educação profissional e tecnológica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-02-22

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) apresentam diversas potencialidades no âmbito educacional, todavia, estudos indicam que os estudantes tendem a se dispersar diante da variedade de recursos e informações presentes no universo virtual, o que pode dificultar o processo de construção de conhecimento (MORAN, 2007; SANTOS; BARIN, 2014). Essa ambiguidade que caracteriza o uso pedagógico das TDIC gera diversos questionamentos sobre o processo de pesquisa em fontes virtuais: transformar informação em conhecimento representa um desafio para os alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional? Os estudantes conhecem ferramentas pedagógicas que facilitam pesquisas na internet? Como orientar os discentes no processo de pesquisas virtuais de modo a reduzir a dispersão, o plágio e a influência de fake news? A ferramenta WebQuest (WQ) possibilita que os conteúdos curriculares sejam organizados de forma a reduzir a dispersão dos estudantes ao realizarem pesquisas no mundo virtual, estimulando “a construção do conhecimento por meio de um ambiente de aprendizagem guiado, utilizando a Web de forma educativa e reflexiva, instigando os alunos à construção do próprio saber” (SANTOS; BARIN, 2014, p. 4).

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Webquest, Produto Educacional, Educação Profissional e Tecnológica, Education, Educational Product, Professional and Technological Education

Citação