A docência em tempos de pós-pandemia: um estudo do ensino de língua portuguesa e seus Re-desenhos

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Data

2025-03-27

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/0889816347472030

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Editor

INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal

Resumo

O trabalho consiste em um estudo acerca das práticas de professores de Língua Portuguesa (LP), das redes municipal e estadual da cidade de Arapiraca e da cidade de Lagoa da Canoa. Objetivou compreender como o ensino de LP tem se desenhado nas práticas dos professores no contexto pós-pandêmico. Do ponto de vista metodológico, baseia-se nos pressupostos da pesquisa quanti-qualitativa, de natureza básica, pertencente ao método indutivo, configurando-se como pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Fundamenta-se teoricamente em autores como Teyssier (1982), Oliveira (2010), Silva (2022), Franco (2003), Bardin (1977), entre outros. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas, já a análise aporta-se na técnica da Análise de Conteúdo (AC). Os resultados evidenciam que as práticas dos professores de LP têm sido [re]desenhadas, depois da pandemia, no tempo presente, o que pode se ver por conta de que a maioria dos professores têm buscado o aprimoramento de sua prática e tem se reinventado fazendo uso de materiais e ferramentas oriundos do período pandêmico.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de língua portuguesa, Pandemia, Redesenhos, Teaching portuguese language, Pandemic, [Of]drawings

Citação

Oliveira, Kaylla Hingredy Pinheiro de. A docência em tempos de pós-pandemia [recurso eletrônico] : um estudo do ensino de língua portuguesa e seus re-desenhos / Kaylla Hingredy Pinheiro de Oliveira. – Dados eletrônicos (1 arquivo : 1,2MB). – 2025. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: Internet. Orientação: Profª. Drª. Divanir Maria de Lima Reis. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras/Português) – Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca, 2025.