A docência em tempos de pós-pandemia: um estudo do ensino de língua portuguesa e seus Re-desenhos
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Data
2025-03-27
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/0889816347472030
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Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
O trabalho consiste em um estudo acerca das práticas de professores de Língua Portuguesa
(LP), das redes municipal e estadual da cidade de Arapiraca e da cidade de Lagoa da
Canoa. Objetivou compreender como o ensino de LP tem se desenhado nas práticas dos
professores no contexto pós-pandêmico. Do ponto de vista metodológico, baseia-se nos
pressupostos da pesquisa quanti-qualitativa, de natureza básica, pertencente ao método
indutivo, configurando-se como pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo.
Fundamenta-se teoricamente em autores como Teyssier (1982), Oliveira (2010), Silva
(2022), Franco (2003), Bardin (1977), entre outros. A coleta de dados se deu por meio da
aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas, já a análise aporta-se na técnica
da Análise de Conteúdo (AC). Os resultados evidenciam que as práticas dos professores de
LP têm sido [re]desenhadas, depois da pandemia, no tempo presente, o que pode se ver por
conta de que a maioria dos professores têm buscado o aprimoramento de sua prática e tem
se reinventado fazendo uso de materiais e ferramentas oriundos do período pandêmico.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de língua portuguesa, Pandemia, Redesenhos, Teaching portuguese language, Pandemic, [Of]drawings
Citação
Oliveira, Kaylla Hingredy Pinheiro de.
A docência em tempos de pós-pandemia [recurso eletrônico] : um estudo do ensino de língua portuguesa e seus re-desenhos / Kaylla Hingredy Pinheiro de Oliveira. –
Dados eletrônicos (1 arquivo : 1,2MB). – 2025.
Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader.
Modo de acesso: Internet.
Orientação: Profª. Drª. Divanir Maria de Lima Reis.
Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em
Letras/Português) – Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Arapiraca, 2025.