Estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental envolvendo o princípio multiplicativo
Carregando...
Data
2022-03-28
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7422546293046426
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - Ifal
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de
estudo de caso, foram investigadas as estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6°
ano do ensino fundamental, baseado em um questionário e observações da atividade
desenvolvida pelos alunos. Destaca-se como objetivo geral deste trabalho, analisar as
estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6° ano do ensino fundamental
envolvendo o princípio multiplicativo. Baseando-se nas pesquisas de Smole e Diniz (2001),
Dante (1991), Pozo (1998) entre outros. Participaram da pesquisa 18 alunos de uma escola de
rede privada do município de Cajueiro-AL. A resolução de problema é um método eficaz para
desenvolver o raciocínio e para motivar os alunos para o estudo da Matemática. Porém, o que
se ainda vê em sala de aula, são professores insistindo permanecer na chamada “zona de
conforto”, onde a aula é preparada em regras, fórmulas e listas enormes de exercícios.
Descrição
Palavras-chave
Resolução de problemas, Principio multiplicativo, Estratégias de resolução, Problem solving, multiplicative principle, resolution strategies
Citação
Firmino, Luiza da Silva.
Estratégias de resolução de problemas dos alunos do 6º ano do ensino fundamental envolvendo
o princípio multiplicativo / Luiza da Silva Firmino. – 2022.
1 PDF: il., color. ; (1 arquivo: 427 kB).
Arquivo digital no formato PDF do trabalho acadêmico com 14 folhas.
Orientação: Prof. Me. Adriano Valeriano da Silva.
Co-orientador: Prof. Me. Diogo Meurer de Souza Castro.
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como artigo científico, (especialização, Pós-graduação em Ensino das Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Alagoas,
Campus Arapiraca, Arapiraca, 2022.