Teoria e prática: uma proposta de Sequência Didática utilizando microscópio caseiro no ensino de ciências
Carregando...
Data
2022
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A busca por uma aprendizagem significativa continua sendo um desafio
para muitos professores, que precisam planejar suas aulas com o objetivo de alcançar
um ensino que atenda às necessidades dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo
propor uma sequência didática para o ensino de “citologia” no 1o ano do Ensino Médio,
com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD), tendo como ponto de partida a
utilização de um microscópio caseiro. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa
e bibliográfica, buscando-se sugerir um modelo de ensino baseado na TSD, que consiste
na aplicação de quatro fases: ação, formulação, validação e institucionalização. A
proposta é promissora podendo ser aplicada em diferentes conteúdos curriculares.
Descrição
Palavras-chave
Sequência Didática, Microscópico Caseiro, Teoria das Situações Didáticas.