Teoria e prática: uma proposta de Sequência Didática utilizando microscópio caseiro no ensino de ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A busca por uma aprendizagem significativa continua sendo um desafio para muitos professores, que precisam planejar suas aulas com o objetivo de alcançar um ensino que atenda às necessidades dos estudantes. Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática para o ensino de “citologia” no 1o ano do Ensino Médio, com base na Teoria das Situações Didáticas (TSD), tendo como ponto de partida a utilização de um microscópio caseiro. A metodologia envolveu uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, buscando-se sugerir um modelo de ensino baseado na TSD, que consiste na aplicação de quatro fases: ação, formulação, validação e institucionalização. A proposta é promissora podendo ser aplicada em diferentes conteúdos curriculares.

Descrição

Palavras-chave

Sequência Didática, Microscópico Caseiro, Teoria das Situações Didáticas.

Citação