Variação linguística em livro didático: uma análise crítica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-12-27

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa busca analisar criticamente a abordagem da variação linguística em livros didáticos de língua portuguesa, com o objetivo de identificar como as variações são representadas e se há presença de estereótipos ou preconceitos linguísticos. Utilizando uma abordagem qualitativa e indutiva, foram categorizadas as ocorrências de variação linguística nos materiais analisados, buscando compreender a forma como são tratadas e como são passadas aos alunos durante as aulas de língua portuguesa. Os resultados destacam a importância de uma análise aprofundada dos documentos para o trabalho do professor em sala de aula, ressaltando a necessidade de materiais didáticos que sejam elaborados com cuidado trazendo conteúdos que mostre aos alunos a importância da variação no cotidiano propondo uma reflexão sobre os mais diversos falares das regiões, assim os materiais didáticos possam ser mais adequados para o ensino da variação linguística. Conclui-se que a análise documental estabeleceu a compreensão e reflexão sobre a abordagem da variação linguística nos livros didáticos, visando uma educação mais inclusiva e promissora.

Descrição

Palavras-chave

Variação linguística, Livro didático, Análise crítica, Critical analysis, Education, Textbook, Linguistic variation

Citação