Variação linguística em livro didático: uma análise crítica
Carregando...
Data
2023-12-27
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A presente pesquisa busca analisar criticamente a abordagem da variação linguística em livros
didáticos de língua portuguesa, com o objetivo de identificar como as variações são
representadas e se há presença de estereótipos ou preconceitos linguísticos. Utilizando uma
abordagem qualitativa e indutiva, foram categorizadas as ocorrências de variação linguística
nos materiais analisados, buscando compreender a forma como são tratadas e como são
passadas aos alunos durante as aulas de língua portuguesa. Os resultados destacam a
importância de uma análise aprofundada dos documentos para o trabalho do professor em sala
de aula, ressaltando a necessidade de materiais didáticos que sejam elaborados com cuidado
trazendo conteúdos que mostre aos alunos a importância da variação no cotidiano propondo
uma reflexão sobre os mais diversos falares das regiões, assim os materiais didáticos possam
ser mais adequados para o ensino da variação linguística. Conclui-se que a análise documental
estabeleceu a compreensão e reflexão sobre a abordagem da variação linguística nos livros
didáticos, visando uma educação mais inclusiva e promissora.
Descrição
Palavras-chave
Variação linguística, Livro didático, Análise crítica, Critical analysis, Education, Textbook, Linguistic variation