Os lugares retóricos ocupados no gênero textual-discursivo redação do ENEM

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2025-03-18

Currículo Lattes

https://lattes.cnpq.br/6138801193824510

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os lugares retóricos (topoi) a partir de uma abordagem retórico-argumentativa, com foco na análise de gêneros textuais. Especificamente, examina a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Diante disso, torna-se fundamental acessar os lugares comuns (topoi), essenciais para estruturar a argumentação com base em suas categorias. Este estudo situa-se na área de Linguística Textual, uma vez que esta esfera de conhecimento contempla o tema exposto, promove o processo de ensino-aprendizagem no âmbito de Língua Portuguesa, dessa forma, destina-se a explorar as nuances do texto sob o enfoque de lingua(gem), e de como as realidades são construídas a partir do discurso. A investigação teve como objetivo analisar a ocorrência de lugares retóricos em redações do Enem 2023, considerando três níveis: elementar, mediano e de excelência. Para isso, foram utilizados os espelhos de redações de participantes de uma escola pública estadual de Maceió, além de uma redação de excelência, obtida na Web. Destaca-se que, em Alagoas, no período avaliado, não houve redações classificadas como nota mil, motivo pelo qual a de excelência foi buscada na rede. Destarte, a pesquisa possui natureza qualitativa e caracteriza-se como documental. Assim, sua sistematização segue uma abordagem linguístico-interpretativa.O fenômeno em pauta possibilitou analisar como os elementos retóricos fortaleceram os argumentos que apoiaram a tese. Os resultados indicam que os lugares retóricos ocupados na redação do Enem possuem relevância, uma vez que fortaleceram os argumentos e contribuíram na persuasão, por conseguinte, numa avaliação positiva de competências exigidas neste gênero. Por fim, o uso de topoi, mostrou-se eficiente na argumentação, discursividade, sobretudo no construto textual.

Descrição

Palavras-chave

Letras - Português, Lugares retóricos, Redação do ENEM, Textualidade, Rhetorical places, Textuality, ENEM essay

Citação