Teatro em sala de aula: proposta educativo-ambiental na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Alagoas
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Data
2025
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Resumo
A agropecuária desempenha um papel crucial na economia brasileira, não apenas pela produção de alimentos, mas também pela geração de emprego e renda. A crescente preocupação com a sustentabilidade exige a adoção de práticas sustentáveis mais responsáveis e conscientes, visto os problemas ambientais que comprometem a qualidade de vida do planeta, frente à urgência das mudanças climáticas. Nesse contexto, o sistema de produção da agropecuária moderna, diante da demanda mercadológica, contribui para esse desequilíbrio por promover o aumento acelerado da sua produção, muitas vezes, sem se importar com a degradação da natureza e a saúde da população. Assim, torna-se imprescindível refletir sobre a formação do Técnico em Agropecuária em relação às questões socioambientais, pois será agente direto no enfrentamento dessa problemática ao entrar no mundo do trabalho. O objetivo desta pesquisa é promover a conscientização ambiental no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Satuba, aos estudantes do curso de Agropecuária, por meio da Técnica do Teatro-Fórum. A partir desse estudo, foi criado como Produto bibliográfico educacional um artigo científico intitulado “Teatro-Fórum como ferramenta de transformação: Educando para a sustentabilidade.”. Trata-se de uma pesquisa de Educação Ambiental que teve o aporte teórico metodológico da Pesquisa-Ação e adotou uma abordagem qualitativa de investigação. Como instrumento para o levantamento e análise dos dados foram utilizados Diário Reflexivo e Questionários Semiestruturados. Esta investigação foi realizada por meio de oficinas teatrais, que aconteceram em 07 encontros, no Campus Satuba, de agosto a setembro de 2023, com 27 estudantes da 1ª série do curso de Agropecuária. A montagem das cenas teatrais em sala de aula ocorreu por meio da Técnica do Teatro-Fórum, do teatrólogo Augusto Boal, fomentando discussões sobre temas relacionados à problemática ambiental, com foco em temas presentes no cotidiano do Técnico em Agropecuária. Duas cenas de Teatro-Fórum foram produzidas e apresentadas pelos estudantes participantes da pesquisa, promovendo um debate na turma sobre crimes ambientais, uso indiscriminado de agrotóxico, indústrias poluentes e descarte irregular de resíduos. Como resultados da referida investigação temos: publicações de resumos em congressos, em forma de banners e anais em eventos local, regional e nacional. Como Produção Técnica foi produzido material educativo/cartilha com o título “Agropecuária Sustentável”, abordando a temática de práticas sustentáveis como ferramenta para assegurar a preservação do meio ambiente. Também foi criado um vídeo animação com histórias baseadas nas duas cenas de Teatro-Fórum produzidas pelos estudantes. Os produtos criados atenderam à proposta de instrumentos de divulgação e conscientização do tema em questão. A experiência evidencia que o teatro e a Pesquisa-Ação possibilitam práticas crítico-emancipatórias aos estudantes, contribuindo para a conscientização ambiental dos participantes envolvidos na investigação. O Teatro-Fórum permite que os espectadores se tornem atores, discutam, entrem em cena e solucionem ou apresentem alternativas para minimizar problemas. Na pesquisa em tela trata-se de problemas ambientais e éticos no mundo do trabalho do Técnico. Este estudo evidencia que a técnica teatral utilizada apresenta potencial transformador da realidade, trazendo à sala de aula o enfrentamento de problemas, apontando possíveis alternativas e soluções, vindo assim, despertar uma consciência ecológica aos futuros Técnicos em Agropecuária do IFAL.
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Palavras-chave
Educação Ambiental. Teatro. Ensino Profissional Técnico.