Museu virtual: um espaço de memória e educação para o Ifal campus Satuba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Objetivou-se com essa pesquisa como o reconhecimento das memórias do campus pode auxiliar na formação integral por meio da criação do Museu. Contribuindo através de seu acervo para a formação integral dos discentes da instituição e preservação das suas memórias. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, iniciou-se com a pesquisa bibliográfica focada no emprego das memórias escolares como ferramenta de divulgação da história, quanto aos procedimentos metodológicos utilizou-se da pesquisa exploratória, realizada no Ifal/Campus Satuba, com alunos dos terceiros anos do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária. O estudo realizou-se em duas etapas, a primeira etapa dividida em três encontros: o primeiro foi a entrega do convite e preenchimento do questionário prévio, para o segundo foi apresentado o museu virtual aos participantes da pesquisa, e o preenchimento do questionário de apresentação do museu virtual, o terceiro encontro foi a roda de conversa. Ao ser finalizada a primeira etapa, após processar os resultados das discussões, objetivou-se a criação do Produto Educacional, que já está disponível na página do Campus Satuba. Para a segunda etapa foi apresentado o produto educacional denominado “Museu Virtual do Campus Satuba” no auditório da instituição que foi avaliado pelos participantes da pesquisa por meio do questionário de avaliação. Os instrumentos de coleta foram utilizados para o tratamento e análise dos dados. Com a realização da pesquisa conclui-se que o museu virtual é adequado como instrumento de preservação e divulgação das memórias individuais e coletivas dos membros da instituição, contribuindo para uma formação humana integral dos discentes do Campus Satuba. Identificaram-se dificuldades, visto o imenso acervo pertencente a instituição, para o processo da catalogação tipo datas em fotografias dos eventos e das práticas pedagógicas. A pesquisa despertou horizontes de novos estudos acadêmicos sobre a história e memórias centenárias do Campus Satuba para fortalecimento institucional.

Descrição

Palavras-chave

Identidade, Educação Profissional e Tecnológica, Educação não formal.

Citação