Literatura de cordel: um estudo sobre a variação linguística
Carregando...
Data
2021
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho relata o projeto “Literatura de Cordel nas Ondas da Leitura”, tendo como
público alvo a 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor João Valeriano de
Oliveira, em Penedo – AL. Onde buscou-se ampliar os repertórios textuais dos alunos no que
se refere ao Cordel; aplicar os conhecimentos sobre literatura de cordel aos temas sugeridos,
através da interdisciplinaridade. Utilizando com justificativa que a literatura de cordel é um
dos temas mais abrangentes para se trabalhar em sala de aula. Por ser uma manifestação
cultural com diversas ligações históricas, o (a) professor (a) poderá aplicar toda
interdisciplinaridade do tema, associando a pesquisa à arte, literatura, língua portuguesa e
gramática e história do Brasil. A metodologia adotada basea-se em revisão bibliográfica,
entrevistas semiestruturadas e realização de atividades de intervenção, como aplicação de
exercícios, Aulas expositivas via Google Meet, estudo dirigido, estudo de texto, onde foi
proposto uma análise do cordel em sua variação e o preconceito linguístico em sala de aula de
língua portuguesa, observando aspectos do processo de construção do ensino aprendizagem
relacionada aos conceitos e a prática de ensino, visto diante da posição do professor de
linguagem. Foi apresentado com brevidade sobre o histórico, as suas manifestações nacionais,
alguns autores e um debate sobre o preconceito linguístico enfrentado pela literatura
cordelística, bem como a utilização da Literatura de Cordel no processo ensino aprendizagem,
durante todo o desenvolvimento do projeto. Como resultado, se torna evidente que os
conceitos considerados funcionam como instrumento eficiente para a organização dos
resultados estabelecidos, recorrer a esse gênero literário, no momento de isolamento social,
foi o melhor caminho encontrado pela professora para conseguir retomar o engajamento dos
alunos, apresentando uma visão da produção do cordel e do preconceito linguístico nas aulas
de língua portuguesa. As informações oriundas dos procedimentos e coletas de dados
permitiram atender aos princípios, contando com levantamento de informações e a
participação de professores e alunos.
Descrição
Palavras-chave
Literatura, Cordel, Leitura, Projeto.