Questões de variações linguística na relação professor-aluno
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Data
2022
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Resumo
A presente pesquisa trata da relação professor e aluno no ensino das variações
linguísticas e do preconceito linguístico na turma do 9º ano de uma escola no
município de Penedo-Alagoas. Objetivou-se com esse trabalho levantar uma
reflexão sobre os desafios enfrentados na relação professor- aluno no uso das
variações linguísticas em sala de aula e análise do preconceito em sala de aula,
para uma melhor relação professor e aluno. Almeja-se com esse trabalho incentivar
o professor a refletir sobre o uso de uma linguagem variável a fim de facilitar o
processo de ensino e aprendizagem das variações linguísticas. Por se tratar de um
estudo de caso, foram feitos questionários, entrevista e observações de campo,
onde foram coletados dados para melhor processo da análise e discussão. O
trabalho mostra ainda a necessidade do uso de uma linguagem que possa
aproximar professor e aluno no processo de ensino das variações linguísticas para
se combater o preconceito linguístico em sala de aula e está embasado por teóricos
como Marcos Bagno (1999, 2003, 2008), Sírio Possenti (1996), Travaglia (2005),
Irandé Antunes (2003, 2007). Assim constatou-se que na relação professor e aluno a
linguagem usada em sala de aula é importante para que haja uma comunicação
significativa em relação ao processo de aprendizagem das variações linguísticas,
uma vez que se deve construir uma relação de igualdade e afetividade em sala de
aula.
Descrição
Palavras-chave
Variação Linguística, Preconceito Linguístico, Linguagem, Professor, Aluno.