Uso de jogos pedagógicos para o ensino e aprendizado da bibologia: aprendendo citologia
Carregando...
Data
2022
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A utilização de jogos pedagógicos vem se tornando uma metodologia que visa complementar 
o processo de ensino aprendizagem, partindo de um contexto educacional em contraste com o 
ensino tradicional. O objetivo desse estudo foi elaborar e aplicar um jogo pedagógico para 
auxiliar no ensino da Biologia em escolas de ensino médio, sobre a temática Citologia. “O 
jogo pedagógico desenvolvido foi aplicado no município de Penedo-AL, com alunos do 
Instituto Federal de Alagoas (Campus Penedo). Após a aplicação do jogo pedagógico os 
alunos foram submetidos a questionários avaliativos, denominados de (QA) e (QB), 
compostos com perguntas sobre célula animal e vegetal. Os questionários foram aplicados em 
duas ocasiões: 1º para verificar o conhecimento dos alunos, aplicado após a aula ministrada 
pela professora de biologia responsável pela disciplina e no 2º momento, com a utilização do 
jogo Caminhos Celular, questionário já denominado de QB. Depois de realizadas as devidas 
aplicações, foram construídos e expostos os dados obtidos em gráficos e tabelas. Os valores 
em questão determinaram a contribuição do jogo para aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem, Biologia, Ensino, Jogos Pedagógicos.