TCC Linguagem e Práticas Sociais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Linguagem e Práticas Sociais por Assunto "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Literatura e storytelling: o podcast “retalhos” como instrumento de democratização do conhecimento(2023) Mitomari Neto, Antônio; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Santos, Herbert Nunes de Almeida; Silva, Aguimario PimentelAs mídias digitais são ferramentas que favorecem tanto a comunicação quanto o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa, tendo como principais referências teóricas FREIRE (2019), BAKHTIN (1997) e TENÓRIO et al. (2021), aplicou-se sobre a mídia podcast, através da criação do programa “Retalhos” - mídia em áudio que utiliza conteúdos artístico-literários e storytelling para viabilizar temáticas práticas e de cunho educacional. O estudo teve como objetivo principal oferecer material para a reflexão e disseminação do saber; produzir conteúdo artístico-literário; investigar o processo de escolha, roteirização e produção; e analisar os impactos pessoais e sociais do conteúdo disponibilizado. Em sua aplicação e metodologia exploratória, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, pois analisa situações reais, é realizada em contexto no qual os participantes estão inseridos e verifica as variáveis que a influenciam. Na fase inicial, aplicou-se a pesquisa bibliográfica, na qual analisou-se conteúdos com temáticas que viabilizaram o arcabouço teórico do estudo. Concomitantemente às análises, houve o convite e a seleção de voluntários para serem os primeiros ouvintes do podcast. Nessa etapa, eles responderam um formulário pré-audição para levantamento de perfil dos ouvintes. Após isso, realizou-se a concepção e criação do “Retalhos”, sua identidade visual, roteirização e disponibilização nas plataformas digitais. Na etapa seguinte, após a audição do episódio, os ouvintes responderam a um formulário pós-audição que serviu de base para, por fim, o pesquisador realizar as análises dos dados coletados junto ao levantamento bibliográfico. Após isso, constatou-se que os ouvintes compreenderam o propósito do “Retalhos” e entenderam que este é um instrumento de democratização do conhecimento a ser utilizado para fins educacionais, dentro e fora de ambientes escolares. É possível constatar, então, que a representação social e a abordagem presentes na mídia “podcast” podem gerar impactos significativos na recepção do conhecimento pelo público-alvo.