TCC Linguagem e Práticas Sociais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Linguagem e Práticas Sociais por Assunto "CIENCIAS HUMANAS"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Projeções escalares da transfobia em interações digitais: o caso do deputado Nikolas Ferreira no YouTube(2024) Barros, Beatriz Rodrigues Guimarães; Silva, Danillo da Conceição Pereira; Silva, Danillo da Conceição Pereira; Santos, Emilly Silva dos; Santos, Erinaldo da SilvaDentre as normas sociais nas quais precisamos nos inserir para que sejamos reconhecidos enquanto sujeitos, podemos destacar a cisheteronorma, que é responsável pela exclusão de corpos que não se enquadram ao sexo designado pelo discurso médico-científico (Vergueiro, 2016), isto é, os sujeitos que são dissidentes dessa norma são vítimas de uma série de violências (Silva, 2019). A exemplo disso, podemos citar o episódio em que, no Dia Internacional da Mulher, o Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL) pôs uma peruca e satirizou a existência de mulheres trans, o que gerou discussões dentro e fora do ambiente virtual. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo analisar a projeção da cisheteronorma em práticas de comentários na plataforma YouTube , em resposta ao discurso do parlamentar. Para tanto, realizamos uma “etnografia de escala” online (Carr; Lampert, 2016), considerando que essa metodologia abrange a análise do modo como os usuários se posicionam em redes sociais. No tocante ao aporte teórico, foram mobilizadas teorias relativas à linguagem como performance (Butler, 2015), à cisheteronorma (Rosa, 2020), marginalização de corpos trans (Silva, 2019), atos de fala (Austin [1962] 1990) e suas contribuições para a manutenção da opressão e crescimento alarmante de dados de violências cometidas contra pessoas trans no Brasil. Os comentários analisados possibilitaram uma interpretação da violência transfóbica através da linguagem e como ela desempenha um papel significativo, capaz de reproduzir desigualdades e perpetuar estigmas. Assim, diante dos dados analisados, este trabalho nos mostra a forma como a violência contra pessoas trans ocorre em plataformas digitais.Item Relato de experiência: relevância entre teoria e prática no programa de residência pedagógica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-03-28) Lima, Márcia Carla da Silva; Sousa, André Luís Bonfim; http://lattes.cnpq.br/9866226115563365; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/9543720469592160; Santos, Herbert Nunes de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4602159770025420Pretende-se neste relatório abordar as experiências vivenciadas durante a ambientação e conhecimento da escola campo que ocorreu no ano de 2018 a 2019 para o Programa Residência Pedagógicas (PRP), além de apresentar todas as condições como o mesmo foi trabalhado durante um ano e seis meses. O PRP teve a escola Estadual de Ensino Carlos Lyra, na cidade de São José da Laje - AL como ambiente de investigação e aplicação do projeto. O principal propósito foi a formação do aluno, levando em consideração os requisitos profissionais com intuito de melhorar as habilidades/competências e preparar os alunos participantes para a carreira de licenciatura, e serviu como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A pesquisa fundamentou-se na análise de elementos como a identificação da escola, aspectos socioculturais dos estudantes, aos profissionais da escola, assistência alimentar, biblioteca escolar, laboratórios, indicadores do último IDEB, PPP da escola, gestão, práticas pedagógicas, a sala de aula, formação continuada e impressões dos residentes.