TCC Linguagem e Práticas Sociais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Linguagem e Práticas Sociais por Assunto "Argument"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Discurso sobre a formação do surdo na sociedade brasileira em redações do ENEM(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-04-11) Oliveira, Síria Maria Santos de; Lima, José Edson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2766114044281875Este artigo, por meio de princípios da Análise do discurso, reflete sobre a maneira que os alunos produziram suas Redações no Enem 2017. Foram analisadas as 09 Redações da edição de 2018 da Cartilha do Participante do Enem, e dentre essas constatamos direta e indiretamente a presença de um argumento em comum, o preconceito sofrido no âmbito educacional pelos deficientes auditivos, partindo das Condições de Produção mais amplas e o momento de elaboração das redações. Explicitando o que é o Exame Nacional do Ensino Médio, foram associados os postulados que afirmam que a função da Análise do Discurso é explicar os caminhos do sentido e os mecanismos de estruturação do texto, porque o texto produz sentido (Florêncio, 2016). Mediante as reflexões realizadas foi possível perceber a presença da formação histórico-ideológica para o embasamento argumentativo dos candidatos e sua perspicácia para tratar de um tema peculiar para a educação brasileira. Constatamos ainda que a utilização do interdiscurso contribui para que o candidato alcance um bom desempenho, visto que tal categoria viabiliza toda a estruturação do texto.