TCC Letras-Português
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Letras-Português por Assunto "Argumentation"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A construção da argumentação na sala de aula: uma análise dos recursos argumentativos nas redações escolares do ensino médio intregrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-23) Silva, Maria Jussara da; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Souza, Adriana Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-9344-2558; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Silva; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Leite, Wilma Albuquerque da Silva; http://lattes.cnpq.br/9019670882435484Este trabalho visa analisar a construção do argumento na produção textual de alunos do Ensino Médio Integrado, verificando como esses estudantes elaboram a argumentação escrita. A investigação foi realizada em produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo de 08 (oito) alunos do 3° ano do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal de Alagoas/IFAL, de forma a identificar e analisar o padrão argumentativo proposto por Toulmin ([1958] 2006), as estratégias argumentativas estudadas por Perelman e Olbretchs-Tyteca ([1958] 2005), assim como os recursos linguístico discursivos apoiados por Anscombre e Ducrot ([1988]1994), Ducrot (2009) e Koch (2010). Conta ainda com os estudos bakhtinianos e as reflexões voltadas para o ensino de língua (avaliação dos gêneros escolarizados e as práticas de linguagem) efetuadas por Schneuwly e Dolz (2004). Esta pesquisa é realizada na área da Linguística Textual, como uma pesquisa qualitativa/quantitativa e de natureza documental. Ao fim das análises das redações escolares, concluíamos que os alunos no final do Ensino Médio Integrado têm grandes dificuldades em construir uma argumentação em temas adversos e que exigem um conhecimento crítico e autônomo, ainda apresentam falta de domínio das operações complexas da argumentação como as articulações do uso de conectivos, ao se utilizar de operadores argumentativos viciosos, como o e, como e o para/para que, além de fazerem poucas investidas em uma argumentação mais elaborada, apegando-se aos argumentos simples constituído de dado (D), justificativa (J) e (C) conclusão ou a falta deles, elaborando argumentos incompletos. Essa falta de domínio argumentativo não é o esperado de uma turma na fase final do Ensino Médio. Assim, visualizamos que a proposta do gênero dissertativo-argumentativo na escola tem grandes contribuições nas problemáticas apresentadas pelos os alunos, já que ele é retirado da sua natureza dialógica, portanto, é importante pensarmos no ensino/aprendizagem deste componente no Ensino Médio de forma mais dinâmica e associado à sua natureza interacional, assim validando um ensino da língua voltado de forma prática a linguagem.