TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Assunto "Argumentação"
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Item A construção da argumentação na sala de aula: uma análise dos recursos argumentativos nas redações escolares do ensino médio intregrado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-12-23) Silva, Maria Jussara da; Souza, Adriana Nunes de; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Souza, Adriana Nunes de; https://orcid.org/0000-0002-9344-2558; http://lattes.cnpq.br/9445221981244067; Cavalcante, Sandra Araujo Silva; http://lattes.cnpq.br/1201376467996441; Leite, Wilma Albuquerque da Silva; http://lattes.cnpq.br/9019670882435484Este trabalho visa analisar a construção do argumento na produção textual de alunos do Ensino Médio Integrado, verificando como esses estudantes elaboram a argumentação escrita. A investigação foi realizada em produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo de 08 (oito) alunos do 3° ano do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal de Alagoas/IFAL, de forma a identificar e analisar o padrão argumentativo proposto por Toulmin ([1958] 2006), as estratégias argumentativas estudadas por Perelman e Olbretchs-Tyteca ([1958] 2005), assim como os recursos linguístico discursivos apoiados por Anscombre e Ducrot ([1988]1994), Ducrot (2009) e Koch (2010). Conta ainda com os estudos bakhtinianos e as reflexões voltadas para o ensino de língua (avaliação dos gêneros escolarizados e as práticas de linguagem) efetuadas por Schneuwly e Dolz (2004). Esta pesquisa é realizada na área da Linguística Textual, como uma pesquisa qualitativa/quantitativa e de natureza documental. Ao fim das análises das redações escolares, concluíamos que os alunos no final do Ensino Médio Integrado têm grandes dificuldades em construir uma argumentação em temas adversos e que exigem um conhecimento crítico e autônomo, ainda apresentam falta de domínio das operações complexas da argumentação como as articulações do uso de conectivos, ao se utilizar de operadores argumentativos viciosos, como o e, como e o para/para que, além de fazerem poucas investidas em uma argumentação mais elaborada, apegando-se aos argumentos simples constituído de dado (D), justificativa (J) e (C) conclusão ou a falta deles, elaborando argumentos incompletos. Essa falta de domínio argumentativo não é o esperado de uma turma na fase final do Ensino Médio. Assim, visualizamos que a proposta do gênero dissertativo-argumentativo na escola tem grandes contribuições nas problemáticas apresentadas pelos os alunos, já que ele é retirado da sua natureza dialógica, portanto, é importante pensarmos no ensino/aprendizagem deste componente no Ensino Médio de forma mais dinâmica e associado à sua natureza interacional, assim validando um ensino da língua voltado de forma prática a linguagem.Item Performatividade e ironia no discurso da Youtuber Rita Von Hunty(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-06) Valença, Susan Maria Silva; Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2706881213553955; Agra, Christiane Batinga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Lima, Antonio Carlos Santos de; http://lattes.cnpq.br/8646424835026554; Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte; http://lattes.cnpq.br/3662242058929178Este trabalho se presta a analisar os marcadores, modalizadores de discurso e de ironia, perceptíveis em textos fílmicos e os elementos retórico-discursivos e linguístico-pragmáticos que performatizam o ethos da personagem drag queen Rita Von Hunty - persona estabelecida pelo professor e palestrante Guilherme Terreri -, considerando-se o texto fílmico como gênero textual Exposição Oral de Ponto de Vista passível de análise na esfera acadêmica. Estudo feito a partir da transcrição (MARCUSCHI, 2000) de dois corpus depositados na plataforma youtube e analisados com vistas ao aporte teórico deste trabalho, que faz um percurso nas vias da argumentação, tendo como pano de fundo a Retórica (DAYUOB, 2004) e Nova Retórica (PERELMAN e TYTECA, 2005); transitando pela Argumentação na Língua (DUCROT, 1987); levando em consideração os articuladores e organizadores textuais da Argumentação (KOCH, 2008); com vistas à Exposição Oral de Ponto de Vista (CAVALCANTI, 2016) e à Ironia (FIORIN, 2014; REYES, 1984). Ainda, há de se considerar a análise do ethos estabelecido acerca da persona Rita Von Hunty, ancorado nas discussões acerca dos problemas de gênero (BUTTLER, 2003). A base de pesquisa do presente trabalho é qualitativa, de cunho interpretativista que investiga virtualmente os processos de textualização, com método linguístico-interpretativista, centrado na compreensão das práticas linguageiras discursivo-argumentativas dos sujeitos. Os resultados se referem à constância do uso de alguns marcadores e se eles denotam a Ironia por si só ou se essa somente é percebida a partir do gestual e antífrase; e aos elementos que performatizam o ethos, atendo-se ao modo como ele se relaciona com o pathos e a que recorre para mantê-lo.