TCC Ensino das Ciências e Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Ensino das Ciências e Matemática por Assunto "Aprendizagem baseada em problemas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem baseada em problemas: um estudo bibliográfico no ensino da matemática(2024-04-01) Tenorio, Jamilly Souza; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; https://orcid.org/0000-0003-3382-3786; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Nascimento, Arlyson Alves do; https://orcid.org/0000-0002-0631-3273; http://lattes.cnpq.br/9395417554768580; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho tem como objetivo identificar como os professores utilizam a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da matemática básica através de um estudo bibliográfico com a identificação de pesquisas realizadas e disponíveis nas bases de dados da internet, como Periódicos da Capes e Plataforma SciELO. O período definido para a escolha dos trabalhos publicados foi de 2013 a 2023, na forma de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e constituiu no problema de pesquisa: Como os professores da educação básica ensinam matemática através da Aprendizagem Baseada em Problemas? Após a construção metodológica de busca, seleção e leitura dos diversos materias bibliográficos, foram encontrados dois artigos para a análise. As análises de dados permitiram inferir que ainda são recentes e em número reduzido as pesquisas que consideram os aspectos da metodologia da ABP como um processo de construção de aprendizagem matemática na Educação Básica. O estudo aponta para a necessidade de formação da prática docente com o trabalho da ABP e da importância de sua utilização na aprendizagem matemática dos estudantes.