TCC Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Ciências Biológicas por Assunto "Ciclo da água"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Tecnologias digitais para o ensino de ciências: relato de caso utilizando o google earth(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-01-12) Gomes, Jaqueline Lira; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978; Santos, Claudiana Moura dos; http://lattes.cnpq.br/4077424002787668; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma investigação realizada em uma turma do 6a ano dos Anos Finais do Fundamental de uma escola pública da cidade de Lagoa da Canoa, município de Alagoas. Tendo como tema central as tecnologias digitais para o ensino de ciências. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização da plataforma Google Earth como apoio pedagógico nas aulas de Ciências durante a pandemia de Covid-19, assim como estimular o uso de ferramentas digitais para o ensino de ciências, além de reconhecer a importância da água na natureza e encontrar meios de facilitar o trabalho do professor e o processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia empregada neste trabalho é caracterizada por ser do tipo qualitativa- interpretativista, através do estudo de caso, na qual se utilizou uma sequência didática sobre o ciclo da água, constituída de um plano de aula que foi aplicado durante o período de pandemia nas aulas de ciência de forma remota. Como forma de melhorar ainda mais o entendimento dos alunos a respeito do tema trabalhado, foi utilizada a plataforma Google Earth para mostrar de forma prática através de vídeos explicativos e do simulador disponível dentro da plataforma, como acontecia todo o processo do ciclo da água. A fundamentação teórica se baseou nos estudos de diversos autores. Os resultados mostraram que a metodologia utilizada contribuiu satisfatoriamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos uma vez que este pode levar a prática através do uso do simulador até eles, os fazendo compreender como funciona, demonstrando bastante curiosidade e interesse sobre o conteúdo.