TCC Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Química por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem no ensino remoto a partir do olhar de discentes em cursos de licenciaturas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-08-09) Silva, Ingrid Cordeiro da; Campêlo, Siquele Roseane de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1730383946648149; Alves, Karina Dias; http://lattes.cnpq.br/2899542504433422; Ferreira, Danielle da Silva; http://lattes.cnpq.br/7027017204663432Em nosso trabalho, iremos refletir sobre como o ensino remoto emergencial contribuiu para a formação dos estudantes dos cursos de licenciatura do campus Maceió - IFAL. Dessa forma nosso objetivo geral foi refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem durante o período pandêmico nos cursos de licenciatura do IFAL. Como objetivos específicos buscamos conhecer os normativos institucionais que orientaram as práticas de ensino e de aprendizagem no ensino remoto emergencial no IFAL, bem como analisar as diferenças entre o ensino remoto e ensino presencial a partir da perspectiva dos discentes. Como proposta metodológica, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 04 estudantes de cursos de licenciatura do campus Maceió - AL. A partir dos dados analisados aspectos como a construção de competências e habilidades digitais, a flexibilização de tempos e espaços de aprendizagem e a multiplicidade de ferramentas de comunicação entre docentes formadores e estudantes nas Licenciaturas, foram apontados como sendo aspectos positivos do período. Por outro lado, dificuldades com relação à interação entre docentes e licenciados (as) foram indicadas como aspectos desafiantes no ensino remoto.Item Avaliação da aprendizagem no ensino médio: possibilidades e estratégias para o ensino da química(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-26) Rosendo, Aline Silva; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Nascimento, Flávia Braga do; http://lattes.cnpq.br/3585720352113766; Brasileiro , Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Silva, Eduardo Lima daO presente trabalho tem como objetivo mostrar aos professores e futuros professores a diversidade de possibilidades que podem ser utilizadas no processo de avaliação dos estudantes de química no ensino médio. Para atingir nosso objetivo de pesquisa, decidimos desenvolver um produto educacional que reúne diversas estratégias de avaliação específicas para o ensino de Química no ensino médio. Utilizamos uma abordagem que envolveu uma análise qualitativa de dados coletados por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms, direcionado a professores que faziam parte do nosso contexto diário e que atendiam ao critério estabelecido: terem lecionado para estudantes do ensino médio em algum momento de suas carreiras. Além disso, conduzimos uma revisão bibliográfica abrangente para identificar estratégias de avaliação bem-sucedidas, que permitissem o protagonismo dos estudantes, abordassem conteúdos de Química do ensino médio e fossem práticas e acessíveis para serem incorporadas em nosso produto educacional. Os resultados obtidos revelaram a importância de desenvolver um produto educacional que reunisse diferentes estratégias de avaliação. No entanto, é necessário reconhecer as limitações deste estudo, uma vez que não foi possível aplicar as estratégias escolhidas, o que teria proporcionado uma visão mais abrangente de sua aplicação prática. Apesar disso, as estratégias identificadas e propostas neste trabalho oferecem uma base sólida para aprimorar as práticas de avaliação dos professores de Química no ensino médio. Acreditamos que o produto educacional desenvolvido contribuirá positivamente para a melhoria das práticas pedagógicas e para a qualidade da educação na área de Química.