TCC Ciências Biológicas
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Ciências Biológicas por Departamento "Diretoria de Educação a Distância"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Desafios para o ensino de biologia: uma proposta de sequência didática sobre escorpiões para o ensino médio(2025-03-15) Silva, Ricardo Laurentino Oliveira da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016; Ataíde, Walker Araújo; http://lattes.cnpq.br/6633919671327276A educação escolar no Brasil está em processo de mudanças significativas em relação ao ensino. Essas mudanças se baseiam na necessidade de tornar o ensino mais dinâmico e que atenda as demandas da sociedade, que da mesma forma, está mais dinâmica exigindo uma maior gama de habilidades dos jovens em formação inseridos nesta. Em observação a essa necessidade inclusive oriunda das atualizações do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), versam para que esses objetivos sejam alcançados o ensino deve colocar o aluno como protagonista e considerar suas escolhas, nesse caso tendo um direcionamento metodológico educacional construtivista. Nesse contexto, as metodologias ativas são ferramentas fundamentais no auxílio ao professor em planejar suas práticas pedagógicas elaborando atividades contextualizadas com o ambiente real e não apenas engessadas em um arquétipo conteudista. Então, para essa finalidade este trabalho conclusão de curso objetivou o desenvolvimento de uma proposta de sequência didática com o tema escorpiões, que pode ser aplicada a alunos do ensino médio. Para esse desenvolvimento foi utilizado o conhecimento a partir de livros, artigos e manuais, bem como o conhecimento prévio praticado durante o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas IFAL.Item Dificuldades no ensino-aprendizagem de genética no segundo ano do ensino médio(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2021-09-10) Neves, Claudevânia de Oliveira; Omena, Dilza Gomes de; http://lattes.cnpq.br/2268779399887511; Rodrigues, Christianne Sâmia Lins; http://lattes.cnpq.br/8877075016106381; Pedrosa , Vanessa Baptista; http://lattes.cnpq.br/6216247369540117A genética é caracterizada por ser uma ciência composta por termos abstratos e de difíceis terminologias, como conteúdo em sala de aula é muito temida. Diante disto, o objetivo é analisar as dificuldades enfrentadas tanto pelos professores como pelos alunos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de genética na segunda série do ensino médio. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja o levantamento bibliográfico foi elaborado nas bases de dados pesquisadas na SCIELO, em artigos científicos, jornais, revistas, congressos, livros e no site da Biblioteca Virtual da Educação (Ministério da Educação), foram incluídos no estudo 10 bibliografias que contemplaram o objetivo desejado. Dos resultados dos dados analisados, estima-se que, o despreparo na formação dos professores, seja pela falta na busca do conhecimento científicas ou falha no processo de formação nas instituições de ensino superior, refletem claramente no déficit de ensino-aprendizado dos alunos em sala de aula. Conclui-se que é necessário rever e solucionar as falhas na formação dos professores, para que esses profissionais em sala de aula possam desenvolver metodologias que corroborem com a melhor forma de transmitir os saberes, facilitando o entendimento da genética, unindo teoria-prática com aulas dinâmicas e participativas.Item Vivência e experiência: relato das experiências vivenciadas no programa residência pedagógica no ensino de biologia(2024-10-26) Silva, Maria Izabel Inacio da; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Santos, José Roberto Nunes dos; http://lattes.cnpq.br/2776939893721016; Moura, Alan César Vanderlei; http://lattes.cnpq.br/4694250536444026O presente relato de experiência trata-se em narrar a nossa jornada de duas alunas bolsistas da residência pedagógica (PRP) em uma escola campo, sendo considerada uma verdadeira montanha-russa de aprendizado e descobertas, onde nos foi dada uma oportunidade única de trabalhar com turmas diversificadas e dinâmicas. A experiência foi desafiadora, mas extremamente gratificante. Diante dessa perspectiva, empregando as experiências das bolsistas como fonte de coleta de dados, onde se caracteriza numa pesquisa descritiva e bibliográfica do tipo relato de experiência. O local do estudo é o espaço educacional, escolhido por ser a escola campo de estágio, no qual as bolsistas encontravam-se integradas pelo programa de residência pedagógica.