Teses e Dissertações não defendidas no IFAL
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Navegando Teses e Dissertações não defendidas no IFAL por Departamento "Campus Arapiraca"
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Item Modelagem e Simulação de Indicadores de Continuidade: Ferramenta Auxiliar para a Manutenção em Redes de Distribuição de Energia Elétrica(2017) Magalhães, Emerson Felipe Araujo; Costa Filho, Marcus Vinícius Americano da; Magalhães, Robson da Silva; Pontes, Karen Valverde; Ávila Filho, Salvador; Oliveira, Tiago Cordeiro deA confiabilidade dos sistemas de distribuição de energia elétrica está associada aos muitos investimentos executados, especificamente quando realizados durante a concepção de novos projetos e durante a programação das atividades de manutenção. O setor elétrico brasileiro vem sofrendo inúmeros problemas ao longo dos tempos, estando o maior destes problemas relacionado às constantes falhas no sistema de distribuição. As ocorrências dessas falhas influenciam na composição dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC); os quais são estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para cada concessionária, e se os mesmos não forem cumpridos, as concessionárias estarão sujeitas às multas. Este trabalho propõe o desenvolvimento de modelos, utilizando técnicas de Regressão Linear Múltipla (RLM) e Redes Neurais Artificiais (RNAs), que realizem a previsão dos valores desses indicadores de continuidade, visando auxiliar a concessionária na realização de um planejamento mais eficiente para a execução das tarefas de manutenção. Como objeto de estudo, utilizou-se um conjunto de consumidores de uma concessionária da região Nordeste. A partir dos modos de falhas ocorridos nos circuitos que alimentam esse conjunto de consumidores, são analisadas as causas e as frequências de interrupção no fornecimento de energia elétrica, e o quanto estas contribuem para o aumento dos valores do DEC e do FEC. Através da aplicação dos modelos desenvolvidos, pode-se avaliar a influência de determinados modos de falhas sobre o DEC e o FEC, priorizando-se as tarefas de manutenção nos equipamentos que mais contribuem para a composição destes indicadores. Demonstra-se que o conhecimento da influência dos modos de falhas sobre os indicadores DEC e FEC permite uma adequada tomada de decisão sobre a execução de ações de manutenção, possibilitando à concessionária uma atuação eficiente sobre aqueles modos de falhas que são mais influentes, e contribuindo para a estabilidade e confiabilidade operacional de todo o sistema elétrico.Item Modelo para predição de indicadores de continuidade em um sistema de distribuição de energia elétrica, uma aplicação à gestão de manutenção com a perspectiva do uso da termografia(2016) Araújo Junior, José Arnóbio de; Magalhães, Robson da Silva; Esquerre, Karla Patrícia Santos Oliveira Rodriguez; Bandeira, Anselmo Alves; Silva, Magno José Gomes daOs Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (SDEE) das concessionárias na Região Nordeste, são, em sua maioria, antigos e apresentam diversos tipos de problemas. De uma maneira indireta, estes problemas podem ser constatados através dos indicadores coletivos de continuidade, fornecidos pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esses indicadores são o Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e o Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC). Com o intuito de melhorar estes indicadores, esse estudo propõe uma metodologia a ser aplicada na análise do histórico das ocorrências (interrupções no fornecimento de energia) registradas em uma concessionária de distribuição de energia, durante o período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A metodologia aqui proposta baseia-se na construção de um modelo que estime os indicadores DEC e FEC. Portanto, construído o modelo proposto, tendo-se em vista um determinado período de operação do SDEE a ser analisado, pretende-se estimar os valores de DEC e FEC, em função das ocorrências observadas e registradas para esse sistema. O conhecimento, a priori, dos indicadores DEC e FEC, permite o gerenciamento da manutenção, possibilitando a medida da influência dos principais modos de falha na composição desses indicadores. Como base para elaboração da metodologia de análise e do modelo, foi realizada uma pesquisa, junto a uma concessionária de distribuição de energia, que será denominada neste trabalho, como concessionária A. Nesta pesquisa foram coletados os dados de ocorrências de falhas (com interrupção) em um conjunto de consumidores. Os dados foram coletados mensalmente, no período compreendido entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014. A partir destes dados, construiu-se uma estrutura de modelo baseada na Análise de Regressão Linear Múltipla (ARLM). Existe, por parte da concessionária A, a intenção de desenvolver ações de manutenção que apliquem técnicas termográficas. Estas técnicas permitem o mapeamento do gradiente térmico de um determinado dispositivo energizado, distinguindo diferentes temperaturas por meio de radiação infravermelha. Para tanto, a concessionária A, fez um investimento em equipamentos e no treinamento de pessoal. Esse estudo propõe a aplicação do modelo construído, baseado em ARLM, como uma ferramenta de apoio para a avaliação da influência dos modos de falha na composição dos indicadores de continuidade (DEC e FEC). Os modos de falha de maior interesse são, principalmente, os que são passíveis de serem detectados por termografia. A priori, o conhecimento da influência dos modos de falha na composição desses indicadores permitirá uma tomada de decisão para a execução de ações de manutenção, permitindo, à Concessionária, uma atuação direta no alimentador e nos modos de falha mais influentes, principalmente sobre aqueles que são passíveis de serem detectados por termografia.Item Programa mulheres mil: história de vida como possibilidade de avaliação e implementação de políticas públicas(2024) Oliveira, Evilma dos Santos; Galvão, Vivianny Kelly; Pereira, Jesana Batista; Mendonça, Adriana de Lima; Monteiro, Lorena Madruga; Lima, Antônio Carlos Santos de; Brasileiro, Regina Maria de OliveiraA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre as políticas públicas e programas governamentais voltados para mulheres no Brasil, utilizando como recorte o Programa Mulheres Mil no período de 2005 a 2019 e seus desdobramentos no Instituto Federal de Alagoas. Sendo o Programa Mulheres Mil uma política pública de combate às desigualdades de gênero, redução da pobreza, elevação da escolaridade e diminuição da violência contra a mulher o desenho deste estudo está organizado para responder ao seguinte questionamento: o Programa Mulheres Mil contempla em sua formulação compromissos com a inserção produtiva e com o enfrentamento à desigualdade de gênero, contribuindo, dessa forma, para o pleno exercício da cidadania das mulheres atendidas? Para tanto, identificou-se de forma sistemática e analítica as formulações de políticas públicas para mulheres, os avanços e desafios dos Planos Nacionais de Políticas para Mulheres, a proposta do Programa Mulheres Mil enquanto política social de inclusão e de gênero e a percepção das egressas a partir da formação profissional e estímulo à educação formal nos cursos ofertados. Diante do objeto de estudo, a pesquisa centrou-se em uma abordagem qualitativa tendo como método a história oral. Foram analisadas as histórias de vida de dez egressas que foram beneficiárias do Programa Mulheres Mil no Instituto Federal de Alagoas. A coleta de dados se deu entre Outubro de 2022 e Janeiro de 2023 em encontros presenciais para o registro de suas histórias de vida. As narrativas foram categorizadas em torno de três eixos: perfil socioeconômico das mulheres entrevistadas, a elevação da escolaridade das egressas após a participação do Programa e a inserção das mulheres no mercado formal de trabalho de acordo com a formação profissional recebida. As narrativas revelam que as egressas estão na faixa etária entre 29 e 61 anos, 70% são casadas e têm entre 01 a 06 filhos. A maioria (60%) possui o Ensino Médio completo, no entanto apenas 10% deu prosseguimento aos estudos após a participação no Programa. A análise sobre a renda das egressas demonstra que 50% exercem algum tipo de atividade remunerada. Percebeu-se ainda que as beneficiárias conseguiram colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos cursos, mas não foram inseridas no mercado de trabalho formal. As histórias de vida das mulheres entrevistadas revelaram que a participação do Programa tiveram efeitos positivos em relação ao resgate da autoestima, descoberta de seus direitos e a vivência com uma educação cidadã. Quanto à elevação da escolaridade foi constatado que uma parcela significativa (90%) das egressas não conseguiu retomar os estudos. Os resultados demonstram a importância de fomentar o debate sobre os desafios na formulação e implementação de políticas públicas para mulheres.