TCC Educação Ambiental e Cultural
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Item Reflexões sobre a cultura ribeirinha no Barro Vermelho em Penedo - Alagoas(2023) Rocha, Mariane Andrea; Lima, Gisele Oliveira de; Lima, Gisele Oliveira de; Gomes, Carlos Marcelo Marciel; Fontenele, Thaline Luize RibeiroA cultura é um fenômeno humano que se constrói a partir das vivências cotidianas, simbólicas, subjetivas e das relações sociais de múltiplos sujeitos dentro de um dado território. A partir desses pressupostos, o sujeito também constrói sua identidade cultural coletiva e individual, além de assentar o pertencimento promovendo a salvaguarda de saberes através da educação informal e patrimonial. A presente pesquisa objetivou refletir a construção da cultura ribeirinha a partir do cotidiano do Barro Vermelho em Penedo- Alagoas. A pesquisa, de caráter exploratório, teve sua construção a partir do método descritivo, a fim de que as reflexões propostas pudessem auxiliar na construção do trabalho.Item A batucada do Barro Vermelho e a valorização cultural(2023) Santos, Ana Paula Lima dos; França, Márcio Abreu de; França, Márcio Abreu de; Doria, Bruna Ferrari Machado; Valença, André Luiz SantosEste trabalho tem como finalidade discutir a cultura da batucada do bairro vermelho e a valorização da cultura local, observando as potencialidades da batucada enquanto conteúdo para a prática da educação cultural no município de Penedo, Alagoas. Abordando sobre a educação e seu papel na cultura, toma-se como referência a batucada Milionários do Samba do bairro Santo Antônio, conhecido como Barro Vermelho. A metodologia aplicada passa pela revisão da literatura sobre educação cultural, pesquisa documental sobre o histórico da batucada no Brasil e pesquisa exploratória sobre a batucada Milionários do Samba. Tomando como base teórica a distinção entre processos formativos formais e populares, a pesquisa aponta para as possibilidades de adequação das práticas educativas no município, para que possam abarcar a cultura da batucada, especialmente na educação básica, no intuito de destacar a característica das manifestações culturais locais do Barro Vermelho e seu potencial de fortalecer vínculos identitários. Conclui-se que a visibilidade das práticas culturais locais, via processos educativos formais ou baseados em saberes locais, acentuam também os laços identitários dos moradores e contribuem para a visibilidade de uma identidade cultural diversa ao próprio município de Penedo.Item Sequência didática como estratégia de sensibilização ambiental para turmas do 7º ano do ensino fundamental(2023) Alves, Mariana Procópio dos Santos; Lima, Maira Egito Alves de; Mendes, Sandra; Santos, WellingthonO presente trabalho visa à elaboração de uma sequência didática interdisciplinar para ser aplicada em turmas do 7º ano do ensino fundamental, nas disciplinas de Ciências e Geografia, com foco na sensibilização para preservação da Mata Ciliar do Rio Escorrega, no Distrito de Luziápolis - Campo Alegre - AL. O rio fornece água usufruída pela população local, como abastecimento de residências, lazer, irrigação agrícola entre outros. Tendo em vista sua importância socioambiental, faz – se necessário educação ambiental nas escolas voltada para essa realidade de preservação, utilizando vivência da comunidade escolar para destacar a importância do rio.Item Educação ambiental para a pesca: construção de uma cartilha informativa(2023) Vieira, Jussara Regina; Silva, Alline Gomes Lamenha e; Silva, Alline Gomes Lamenha; Doria, Bruna Maria Ferrari Machado; Pereira, Jhennipher da SilvaA educação ambiental envolve a formação de pessoas empenhadas com a preservação do meio ambiente. No contexto na pesca artesanal, a educação ambiental contribui para formação de indivíduos críticos e independentes. A pesca artesanal é um tipo de exploração de recurso pesqueiro, é feita de maneira simples com mão de obra familiar e com pequenas embarcações. Esse tipo de exploração quando feita de maneira desordenada, pode gerar um problema ambiental, como a perda de biodiversidade, o que enfatiza a importância da educação ambiental na pesca. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar uma cartilha com uma linguagem de fácil entendimento sobre a importância da educação ambiental na pesca, focando na conservação e preservação do meio ambiente, para ribeirinhos e pescadores do município de Penedo/AL. Para tal, o trabalho seguiu as etapas: caracterização da área de estudo e do púbico alvo; pesquisa bibliográfica e definição dos tópicos abordados na cartilha; elaboração da cartilha. O público-alvo para a cartilha são pescadores e ribeirinhos. Ressalta-se que esses pescadores nem sempre se encontram em comunidades ribeirinhas, podendo estar em comunidades quilombolas, em unidade de conservação, associados ou não às colônias de pescadores. A cartilha informativa tem o potencial de melhorar o entendimento e conscientização de sujeitos sobre determinados conteúdos, e abordou os temas os temas: a importância da mata ciliar; a superexploração dos recursos pesqueiros e o descarte irregular dos aparelhos de pesca.Item Cartilha para construção e uso de horta pedagógica: educação ambiental e cultura alimentar nas escolas(2023) Bispo, Iére Barros; Lima, Maira Egito Alves de; Lima, Maira Egito Alves de; Barreto, Daniela Pedrosa; Costa, Danniellle de LimaA educação ambiental passou a ser inserida no Brasil na década de 70, tendo a Base Nacional Comum Curricular como instrumento de execução no ensino formal, confirmando a relevância das questões socioambientais. Dentre as várias formas de aplicação da educação ambiental, tem-se o uso de cartilhas como material didático, ilustrativo e de fácil entendimento. Para o presente trabalho, o tema selecionado para a cartilha foi horta pedagógica, uma prática que vem sendo cada vez mais usada, por agregar várias áreas e também mostrar a diversidade da cultura alimentícia. Nesse contexto, o objetivo do artigo é apresentar caminhos metodológicos para implementação de uma horta em escolas através de uma cartilha, com ênfase na valorização da cultura alimentícia e aproximando a sociedade dos alimentos saudáveis. A metodologia foi baseada em revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para que se obtivesse amparo legal e teórico sobre o assunto abordado, além de estabelecer critérios para construção da cartilha. Diante disso, foi construída uma cartilha de 32 páginas, que reúne informações e orientações para implantação e uso de horta pedagógica nas escolas.Item Crimes ambientais e a importância da educação ambiental em áreas de proteção ambiental: estudo de caso na APA da Marituba do Peixe(2023) Santos, Maria Larissa dos; Pinheiro, Pablo; Pinheiro, Pablo; França, Márcio Abreu de; França, Cynira Alves deA cada dia que se passa fica mais difícil ter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, comprometendo assim a vida das pessoas e daquele ambiente. O presente trabalho se fez necessário para analisar a prática de crimes ambientais em áreas de proteção ambiental (APA). O estudo teve como análise de caso o cometimento de crimes dos últimos 3 (três) anos na APA da Marituba do Peixe em Penedo/Alagoas. Essa análise foi feita através de dados disponibilizados pela Delegacia Regional de Penedo/AL, pelo o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pelo Batalhão de Polícia Ambiental, bem como também a prática de educação ambiental na referida localidade. Foi realizado o levantamento bibliográfica por se tratar de material acessível ao público, leis, sites governamentais, e plano de manejo da referida APA. Com esse estudo foi constatado a prática de crimes ambientais e o desenvolvimento de ações de educação ambiental na localidade da referida APA.Item Metodologias ativas aplicadas às aulas de ciências da natureza para conscientização sobre a importância de preservação dos recursos hídricos(2023) Costa, Rafaela Ferreira da Silva; Silva, Selma Thais Bruno da; Silva, Selma Thaís Bruno da; Pinheiro, Pablo; Silva, Thais Tainan Santos daAs Metodologias Ativas de Aprendizagem são formas inovadoras de educar, fundamental para um trabalho interdisciplinar, principalmente voltado para a educação ambiental no ambiente escolar. A educação ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população sobre os problemas ambientais. Este trabalhou buscou utilizar metodologias ativas nas aulas de ciências da natureza de forma interdisciplinar, sobre conscientização ambiental e preservação dos recursos hídricos em uma escola de ensino fundamental anos finais de Taquarana/AL. A metodologias utilizadas foram aula de campo, feira de Ciências e aulas práticas. A aula de campo ocorreu com 7 turmas de 9º ano, no povoado que se localiza a Barragem onde ocorre a captação de água para o abastecimento a área urbana de Taquarana. As aulas práticas ocorreram durante o mês de março em alusão ao Dia da Mundial da Água, em todas 23 turmas entre 6º e 8º anos, com as temáticas “Ciclo hidrológico e a importância da água para a vida”. A feira de ciências foi um projeto interdisciplinar, que abordou a temática de energias renováveis com foco em energias produzidas por hidrelétricas. As metodologias propostas nesse trabalho, permitiram a experiências sobre a problemática ambiental trabalhando diretamente com a realidade próxima ao aluno, levando-os a repensarem sobre a postura que se tem em relação ao meio ambiente e despertando o desejo de mudança de atitude com consciência crítica e sustentável.Item Educação ambiental no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: uma proposta para a melhoria do destino correto dos resíduos sólidos(2023) Santos, Josiene Pereira dos; Santos, Eduardo da Silva; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Cruz, Rennisy RodriguesA crescente preocupação com os impactos ambientais negativos causados pela geração de resíduos tem impulsionado a busca por soluções sustentáveis para seu tratamento. A reciclagem surge como uma possibilidade para converter resíduos em recursos, reduzindo a quantidade destinada a aterros e minimizando consequências socioambientais. O objetivo deste trabalho é promover a sensibilização socioambiental no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV – Grupo Recriar em relação a coleta seletiva de resíduos sólidos. O presente trabalho está baseado no método da Complexidade sistêmica de Edgar Morin focado na superação da divisão e, consequentemente, seu impacto na Educação Ambiental, na busca constante por desenvolver indivíduos críticos e informados, e para ultrapassar a separação entre sociedade e natureza. Este projeto foi segmentado em duas etapas. Na primeira fase, foi realizada uma oficina para a confecção de coletores seletivos. Durante esse processo, foi aplicado um questionário avaliativo para aprimorar a eficácia do produto. Na segunda fase, elaborou-se um folheto informativo, visando disseminar informações relevantes sobre a iniciativa. Acredita-se que ao disponibilizar esses recursos e promover práticas sustentáveis de separação e descarte adequado dos resíduos, disseminando a importância da educação ambiental, poderá contribuir para a redução do impacto ambiental e a conservação dos recursos naturais, envolvendo os participantes nesse processo.Item Observação de aves como ferramenta de educação ambiental em unidade de conservação: cartilha na APA Marituba do Peixe, Alagoas(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-08-31) Xavier, Afonso de Lima; Lima, Maira Egito Alves de; Ferreira, Guilherme Ramos Demétrio; Pinheiro, PabloOs mais variados públicos buscam meios de se aproximarem do ambiente natural, assim, atividades como a observação de aves ganham destaque, sendo utilizadas como ferramentas de educação ambiental, pois propiciam discussões sobre as condições ambientais e criam conexão com a natureza. A APA da Marituba do Peixe, localizada em Alagoas, possui alta diversidade de espécies e ecossistemas com grande potencial para conservação. Partindo disso, o presente trabalho objetivou a construção de uma cartilha como estratégia didática, tendo como tema a observação de aves na APA Marituba do Peixe. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais sobre as características da APA com foco na avifauna ali presente e elementos teóricos relacionados à temática da cartilha e sua construção, além de visitas de campo na região. Como resultado principal está a cartilha de observações de aves na APA da Marituba do Peixe com indicações de uso para a mesma.Item Letramento ambiental: proposta interdisciplinar para abordar o descarte irregular de resíduos sólidos através de gêneros textuais(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-26) Pereira, Simone Moreira; Francisco, Kleyse Galdino; Francisco, Kleyse Galdino; Soares, Tiago Ferreira; Lima, Maira Egito Alves de; Silva, Aguimário PimentelEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática com interdisciplinaridade entre as disciplinas de Ciências e Língua Portuguesa, a partir do tema “descarte irregular de resíduos sólidos". Acredita-se que importa discutir a implementação de atividades de educação em meio ambiente de maneira interdisciplinar e lúdica. O uso da leitura e da produção de textos em contextos de prática social, entendido como letramento, no contexto de educação ambiental deve ser entendido como um trabalho de letramento ambiental. O gênero textual fábula serve como estímulo para a discussão de temas de todas as ordens, especialmente as ambientais e sua ludicidade inerente permite a aplicação, reaplicação e implementação ordenada de atividades em direção à sala de aula.Item Análise de práticas de educação ambiental no ensino público: uma revisão bibliográfica (2019 a 2023)(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-16) Mendes, Martha Luz Rocha; Costa, Danielle de Lima; Costa, Danielle de Lima; Santana, Leyla Menezes de; Pinheiro, PabloA Educação Ambiental se configura como uma dimensão da educação que visa promover ações, que contribuam para a conservação do ambiente, sendo esta de fundamental importância para mitigação dos problemas socioambientais que estão a acontecer com maior frequência ao decorrer dos anos, afetando assim, todas as formas de vida existentes no planeta Terra. Diante disso, a prática de ações de Educação Ambiental no ambiente escolar torna-se, cada vez mais necessária, pois, esta possui como um de seus objetivos a propagação do conhecimento acerca do ambiente, contribuindo também para a formação de uma “nova consciência socioambiental”, fazendo com que os sujeitos passem a ter ações que contribuam para a construção de um planeta que seja sustentável. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas de Educação Ambiental em escolas públicas brasileiras, através de uma revisão de literatura existente. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema em questão, a partir de trabalhos que relatam estratégias de Educação Ambiental no Ensino público. Foram realizadas buscas na base de dados dos Periódicos Capes e do Google Acadêmico, no marco temporal de maio a agosto de 2023, na qual, foi pesquisado por trabalhos publicados entre os anos de 2019 a 2023. Através dessas buscas foi possível identificar algumas estratégias metodológicas que foram trabalhadas no ensino público do Brasil. Com isso, conclui-se também que uma das principais metodologias utilizadas pelos autores dos respectivos artigos consiste em desenvolver e aplicar projetos nas instituições escolares, tanto de ensino quanto de extensão, que abordem a temática da Educação Ambiental. Assim, trabalhar com projetos de ensino e de extensão para desenvolver ações de Educação Ambiental nas escolas é essencial, pois, a aplicação de projetos possibilita que diversos temas que envolvem as questões socioambientais no campo da educação tais como: reciclagem, importância da água, coleta seletiva e impactos ambientais sejam explorados.Item A contribuição da etnobiologia para o ensino de ciências: uma revisão sistemática de literatura(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-11-22) Oliveira, Mariana Tagino de; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Gonzaga, José Paulo Feitosa de Oliveira; Santos, Eduardo da Silva; Rocha, Douglas Ferreira daEtnobiologia é o estudo dos conhecimentos e conceitos desenvolvidos por qualquer cultura sobre a biologia, contribuindo com a interação das pessoas e dos grupos humanos com o ambiente. Além disso, compreende a forma do desenvolvimento das mais variadas culturas existentes, como a comunidades tradicionais, ou seja, populações rurais, ribeirinhas, quilombolas e indígenas, percebendo e concebendo os sistemas naturais nos quais estão inclusos. A sua contribuição para o ensino de ciências encontra-se na formação do professor, que seja sensível à diversidade cultural para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Tal relevância nos despertou o questionamento: Qual a contribuição das publicações científicas sobre a Etnobiologia, realizadas na região nordeste do Brasil, para o ensino-aprendizagem de Ciências? O estudo objetivou realizar uma análise qualitativa dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro, com foco na investigação sobre a influência da Etnobiologia no ensino-aprendizagem de Ciências. Esse estudo se propôs a realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que são evidências relevantes para uma estratégia de intervenção específica, aplicando métodos de busca explícitos e sistemáticos, avaliação crítica e síntese das informações selecionadas. Foram encontrados 35 estudos, onde 12 foram incluídos e 23 excluídos, e a discussão dos resultados foi realizada por meio dos trabalhos produzidos entre os anos 2018 e 2023 no nordeste brasileiro. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: ensino de ciências; etnobiologia e ensino de ciências; meio ambiente e etnobiologia, sendo o critério de exclusão pesquisas não escritas no idioma oficial do Brasil (Português) e não disponibilizadas nas plataformas escolhidas. Dessa forma, também mostraram as políticas direcionadas aos docentes sobre a cultura das comunidades tradicionais, como as dos quilombolas e dos indígenas, que estavam presentes no ensino ministrado, não apenas na disciplina de ciências, mas em todo currículo escolar, onde os professores inovam sobre suas práticas pedagógicas, detectando que é possível afirmar que a Etnobiologia contribui para o processo de formação continuada. Sendo necessário refletir sobre a relação do professor com o conhecimento científico e o seu papel mediador nesse ensino, especialmente na sua formação continuada, pois grande parte das ideias do professor são frutos da sua formação.Item Análise das metodologias utilizadas na educação ambiental no ensino da educação básica no estado de Alagoas(2024) Mendonça, Rayane Santos de Almeida; Almeida, Jacqueline Praxedes de; Pinheiro, Pablo; Francisco, Kleyse Galdino; Araújo, Limdemberg Medeiros de; Almeida, Jacqueline Praxedes deA Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na promoção da sensibilização e na formação de cidadãos ambientalmente responsáveis. No Estado de Alagoas, assim como em diversas outras regiões, a EA tem sido objeto de estudo e implementação em escolas públicas e privadas. Este artigo propõe uma análise detalhada da abordagem da EA nessas instituições, com foco na identificação das práticas e estratégias utilizadas para promover a sensibilização ambiental entre os alunos. Utilizando a metodologia do estado da arte, este estudo realizou um mapeamento e análise da produção acadêmica relacionada à EA, visando compreender as abordagens encontradas e as lacunas existentes no ensino ambiental. Neste contexto, foram analisados artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e dissertações publicadas online entre 2013 e 2023, abrangendo a prática da EA do Ensino Fundamental ao Médio. Identificaram-se 87 trabalhos que abordam a temática da EA, incluindo a realização de projetos temporários ou atividades realizadas em curtos períodos de tempo, mas também uma lacuna na continuidade das discussões e na implementação de projetos de longo prazo.Item Arte e sustentabilidade: uma experiência multidisplinar na escola(2024) Santos, Camila Salgueiro dos; Silva, Eurípedes Noberta da; Silva, Eurípedes Noberta da; Andrade, Vanda Duarte de; Francisco, Kleyse GaldinoA educação representa o meio pelo qual os indivíduos alcançam maior humanização, através de valores que contribuem para o desenvolvimento integral da pessoa. e da aquisição de conhecimento. Ela se configura como um meio pelo qual os indivíduos podem alcançar uma maior compreensão de si mesmos e dos outros, promovendo assim a humanização, orientando os indivíduos para uma vida em sociedade. O escopo deste trabalho centrou-se na discussão acerca da relevância do fomento da criatividade no processo educacional. Pois, a importância de cultivar a criatividade nas práticas pedagógicas tem sido um tema de crescente interesse, à medida que se reconhece o papel fundamental que ela desempenha no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. No que tange à metodologia empregada, adotou-se uma abordagem multidisciplinar, incorporando pesquisa e ação junto aos estudantes do Colégio Leonor Gonçalves Peixoto (COOPEPE). Inicialmente, foram empreendidos cuidados específicos com o solo, seguidos pelo plantio de mudas medicinais e hortaliças, culminando em etapas subsequentes de colheita, doação e venda dos produtos cultivados. Os resultados alcançados refletiram em ganhos expressivos no âmbito do conhecimento dos estudantes, progresso ambiental mediante a implementação de práticas sustentáveis, e satisfação notável por parte da gestão e dos docentes no ambiente escolar, cujo foco foi trabalhar de forma sustentável, aproveitando resíduos como garrafas pets, móveis, pneus e outros descartes, que seriam depositados em qualquer espaço inadequado, que os estudantes transformaram em canteiros usando arte e criatividade para transformar esses materiais que seriam “lixos” em objetos utilitários transformados. Nesse contexto, espera-se que a análise empreendida neste estudo possa servir como um guia elucidativo e proporcionar subsídios para o desenvolvimento de investigações mais aprofundadas sobre o tema em futuros trabalhos acadêmicos. A instauração de um canteiro horticultural, como método de implementação da educação ambiental, propicia à comunidade escolar uma compreensão mais aprofundada do ambiente circundante, da importância de uma alimentação saudável e do manejo apropriado do solo. É necessário estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas e criativas dos envolvidos, e também, promover a compreensão das questões ambientais, incentivando a adoção de práticas de cuidados com o meio ambiente no dia a dia dos estudantes e suas famílias.Item Turismo pedagógico: uma ferramenta educativa para o desenvolvimento da educação patrimonial no sítio histórico da cidade de Penedo, Alagoas(2024) Santos, Ana Caroline Monteiro; Machado, Bruna Maria Ferrari; Machado, Bruna Maria Ferrari; Lima, Renata Mayara Moreira de; Silva, Aline Gomes Lamenha eA cidade de Penedo possui patrimônio histórico cultural de significativa relevância para o Estado de Alagoas e para o país, representado pelos seus diversos casarões e monumentos históricos conservados e abertos à visitação. Este cenário propicia a atividade turística e ganha destaque uma vez que aproxima a população, visitantes e historiadores, estimulando esses diversos atores a conhecer o lugar e criar conexões com a história existente. Logo, surge o turismo pedagógico como principal ferramenta de educação patrimonial, um instrumento didático relevante e primordial para disseminar a identidade histórica cultural da cidade. Desta forma, o objetivo desta pesquisa consiste na criação de uma cartilha de educação patrimonial como ferramenta didática no fomento da educação patrimonial aliada ao turismo pedagógico, enaltecendo a identidade histórica do patrimônio cultural da cidade de Penedo e sua relevância no contexto histórico do Brasil. Para tanto, foram realizadas as pesquisas bibliográfica, documental e exploratória, com foco na identificação do turismo histórico cultural de Penedo, suas características relevantes e conexão com a história do lugar. Como resultado, tem-se a cartilha como produto educacional direcionado à população penedense e aos turistas que desejam aprofundar-se na identidade histórica cultural desta cidade.