TCC Linguagem e Práticas Sociais
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Navegando TCC Linguagem e Práticas Sociais por Área do Conhecimento "CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
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Item A RELEVÂNCIA DO PNLD LITERÁRIO PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL(2025) Boia, Jaqueline da Silva; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; Santos, Vanusia Amorim Pereira dos; Santos, James Washington Alves dos; Menezes, Ana QuitériaO ensino de leitura literária na Educação Básica ainda é um dos grandes desafios no Brasil, por isso são necessárias ações concretas e assertivas para que desde as séries iniciais seja praticado um ensino-aprendizagem exitoso no que diz respeito à formação de leitores plenos. Este artigo apresenta ponderações sobre a relevância do Programa Nacional do Livro Didático Literário – PNLD Literário como recurso pedagógico colaborativo no trabalho docente visando à formação leitora dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Como aporte teórico recorremos aos estudos de Lajolo (1996), Zilberman (1994), Cosson (2021), à legislação educacional vigente e a pesquisas sobre leitura no país. Mediante o desenvolvimento de uma experiência de prática de leitura em sala de aula de duas turmas de 7º ano, com atividades baseadas em obras ofertadas pelo PNLD Literário (2020), foi possível concluir que o material literário distribuído pelo PNLD é de boa qualidade, deve ser utilizado com frequência no cotidiano das aulas de língua portuguesa, pois contribui com a autonomia leitora de alunado enquanto recurso didático, assim é uma política pública que deve ser aperfeiçoada pelo MEC-FNDE e mais publicizado nas escolas de Educação Básica para maior aproveitamento.Item Literatura e storytelling: o podcast “retalhos” como instrumento de democratização do conhecimento(2023) Mitomari Neto, Antônio; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Santos, Herbert Nunes de Almeida; Silva, Aguimario PimentelAs mídias digitais são ferramentas que favorecem tanto a comunicação quanto o processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa, tendo como principais referências teóricas FREIRE (2019), BAKHTIN (1997) e TENÓRIO et al. (2021), aplicou-se sobre a mídia podcast, através da criação do programa “Retalhos” - mídia em áudio que utiliza conteúdos artístico-literários e storytelling para viabilizar temáticas práticas e de cunho educacional. O estudo teve como objetivo principal oferecer material para a reflexão e disseminação do saber; produzir conteúdo artístico-literário; investigar o processo de escolha, roteirização e produção; e analisar os impactos pessoais e sociais do conteúdo disponibilizado. Em sua aplicação e metodologia exploratória, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, pois analisa situações reais, é realizada em contexto no qual os participantes estão inseridos e verifica as variáveis que a influenciam. Na fase inicial, aplicou-se a pesquisa bibliográfica, na qual analisou-se conteúdos com temáticas que viabilizaram o arcabouço teórico do estudo. Concomitantemente às análises, houve o convite e a seleção de voluntários para serem os primeiros ouvintes do podcast. Nessa etapa, eles responderam um formulário pré-audição para levantamento de perfil dos ouvintes. Após isso, realizou-se a concepção e criação do “Retalhos”, sua identidade visual, roteirização e disponibilização nas plataformas digitais. Na etapa seguinte, após a audição do episódio, os ouvintes responderam a um formulário pós-audição que serviu de base para, por fim, o pesquisador realizar as análises dos dados coletados junto ao levantamento bibliográfico. Após isso, constatou-se que os ouvintes compreenderam o propósito do “Retalhos” e entenderam que este é um instrumento de democratização do conhecimento a ser utilizado para fins educacionais, dentro e fora de ambientes escolares. É possível constatar, então, que a representação social e a abordagem presentes na mídia “podcast” podem gerar impactos significativos na recepção do conhecimento pelo público-alvo.