TCC Letras-Português
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Navegando TCC Letras-Português por Área do Conhecimento "LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS"
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Item A caneta que balança o berço: o entrecho e a construção de mães na formação docente(2024-08-09) Carvalho, Cleonice Maria Ferreira de; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119; Araujo, Claudionor Ferreira; http://lattes.cnpq.br/6155010171957004; Silva, Willian Cassiano da; http://lattes.cnpq.br/1949383398907647A presente pesquisa versa sobre a minha experiência como mulher, mãe e estudante na formação docente. O objetivo é analisar como as experiências e as identidades das mães são desenvolvidas e compreendidas no âmbito acadêmico. Para tanto, definiram-se os seguintes objetivos específicos: apresentar a evolução do papel da mãe na sociedade ao longo do tempo; investigar como a construção social de gênero influencia as percepções e expectativas sociais em relação aos papéis de homens e mulheres na sociedade e, entender como a realidade e identidade das mães são formadas e moldadas durante o processo de formação. O embasamento teórico desta pesquisa fundamenta-se em autores como Freire (1997), que aborda a visão da professora como tia; Bourdieu (2012), que trata da dominação; Prado e Soligo (2005) e Passeggi (2008), que discutem memórias de formação; e Badinter (1985), que explora o mito do amor materno, além de outros/as autores/as que contribuem significativamente para a discussão. O estudo consiste em pesquisa de caráter descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa, a partir da coleta de informações de fontes secundárias, incluindo revisão bibliográfica. Como fontes de pesquisa, a fim de colher o referencial teórico, foram utilizados livros, artigos e sites que estão relacionados ao tema. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise dessas informações, foi possível concluir que, embora as mães estudantes demonstrem grande resiliência e determinação, a falta de apoio institucional adequado dificulta significativamente sua jornada acadêmica. A pesquisa ressalta a importância de políticas mais inclusivas e de suporte específico para essas mulheres, de modo a promover uma maior equidade no ambiente educacional.Item Letramentos e gírias na sala de aula de um colégio militar de Alagoas(2024-02-12) Paranhos, Cristiane Silva Costa; Lima, Josenice Claudia Moura de; http://lattes.cnpq.br/6932416698842297; Agra, Christiane Batiga; http://lattes.cnpq.br/0715128190591513; Silva, Poliana Pimentel; http://lattes.cnpq.br/0148660696988076A presente pesquisa objetiva investigar como se dá o uso das gírias que circulam nas redes sociais e no ambiente escolar, refletindo sobre como pode ser um recurso linguístico no processo de ensino aprendizagem da língua materna e instrumento de interação entre professor (a) e estudantes. No processo da pesquisa observamos que há uma preocupação da escola quanto ao uso da Norma Padrão da Língua e que isso promove certo desprezo por outras possibilidades de comunicação entre professores e estudantes. Diante do possível apagamento das variações linguísticas, essa postura favorece o preconceito linguístico limitando a aprendizagem apenas ao dito “padrão” desmerecendo as outras formas de linguagens como neste caso as gírias. Os aspectos teóricos tiveram por base autores que trazem conceitos importantes sobre Língua e Linguagem (BAKHTIN, 2016) e (VOLOCHINOV, 2021), Letramentos (KLEIMAN, 2006), (SIGNORINI, 2006), (SOUZA, 2011), (BATINGA AGRA, 2018) e (SILVA, 2016), pesquisa qualitativa (TRIVIÑOS, 1987) e (ANDRÉ, 1995), Vozes do Sul (MOITA LOPES, 2006), Gírias (PATRIOTA, 2009), dentre outros. O trabalho apresenta um estudo de caso realizado em um colégio militar de Maceió onde se observou uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental, com base em uma pesquisa qualitativa. Considerando esse contexto descrito, o presente estudo buscou analisar as gírias à luz da Linguística Aplicada e dos Letramentos, das redes sociais para o ambiente escolar, como podem contribuir no processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa, bem como na relação professora/estudantes. A partir desse estudo observamos não apenas a relevância do tema, mas também a transgressão dos estudantes ao usarem gírias na sala de aula.Item Língua portuguesa no Brasil: um olhar decolonial acerca do ensino de língua na educação básica(2024-06-10) Souza, Maria Isabelly Viana de; Maia, Willianice Soares; http://lattes.cnpq.br/0338504323994119O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino da Língua Portuguesa, a partir da compreensão da decolonialidade, tendo o letramento como ação pedagógica voltada para a prática social das habilidades de leitura e de escrita, que considera a pluralidade e as variações da Língua com a qual os(as) sujeitos(as) têm contato efetivo em seu cotidiano. A base teórica selecionada foi a do Grupo Modernidade/Colonialidade, que considera a realidade de uma educação descolonizada e autônoma, bem como os estudos de Kleiman (2008), sobre letramento, e de Bagno (2007), a respeito do preconceito linguístico e das variações linguísticas. O percurso metodológico foi conduzido pela pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise bibliografias existentes sobre a temática. Nas pesquisas realizadas, percebemos caminhos pedagógicos que objetivam a emancipação dos(as) estudantes, por meio de uma prática de ensino da Língua Portuguesa que considera os conceitos de decolonialidade e de letramento, os quais convergem para o trabalho com a pluralidade e as variações que a Língua possui em sua constituição.Item Linguagem: a relação entre os nomes e as coisas sob diversas perspectivas(2024-04-24) Santos, Antônio Carlos Silva dos; Nunes, Hugo Santos; Canuto, Húdson; http://lattes.cnpq.br/4371625213976633; http://lattes.cnpq.br/4304337631466259; Santos, Elaine Cristina Rapôso dos; http://lattes.cnpq.br/0758592442310125; Pereira, Otávio Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9362055679515034Tendo em vista que a linguagem é uma matéria de estudo bastante amplo e que, justamente por isso apresenta desafios de compreensão a diversas áreas do conhecimento, a filosofia da linguagem apresenta um panorama do que seja esse objeto de estudo. A pesquisa vai no intuito de compreender como a linguagem é vista em diversas épocas da história da filosofia da linguagem. Para tanto, é necessário analisar os pontos principais do que pensaram alguns filósofos a respeito da linguagem desde a Grécia antiga até a contemporaneidade; comparar os diversos pontos de vista verificando pontos convergentes e divergentes entre eles e desse modo, chegar a um panorama do que foi a linguagem para estes pensadores. Realiza-se, então, uma pesquisa baseada em uma revisão bibliográfica de documentos centrais dos pensadores escolhidos pela pesquisa. Diante disso, verifica-se que pensamentos opostos sobre a linguagem coexistiram e coexistem, ora se aproximando e ora se distanciando uns dos outros. Logo, a filosofia da linguagem contribuiu e contribui para verificar que a linguagem só pode ser compreendida dentro de um panorama de ideias, cada uma revelando partes dessa linguagem multidisciplinar e heterogênea.